A Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal (Semusa) informou que nas últimas 24 horas ocorreram 11 diagnósticos de pessoas infectadas pelo coronavírus. Neste momento, há um total de 100 casos ativos, com apenas um internado e 99 pacientes em tratamento domiciliar. Há mais de 40 dias não são relatadas mortes por covid-19 em Cacoal. Houve um caso suspeito, que carece de maior investigação, que foi a morte de um médico no último dia 27.
Durante toda a pandemia, ocorreram em Cacoal 344 óbitos, com uma letalidade de 1,33%. Do total de 25.766 pessoas infectadas desde o início da pandemia, 98,27% dos infectados foram totalmente curados. O risco de uma pessoa contaminada em morrer por conta do coronavírus, que no início da pandemia era superior a 2%, agora baixou para 1,33% por conta do acumulado, mas se for levado em conta apenas os últimos 30 dias esse índice é de quase 0,1% em nível nacional, embora em Cacoal tenha sido de 0%, conforme registros da Semusa.
Apesar de os riscos de internações em leitos de UTI serem bem mais raros do que no período de pico da pandemia, quando a maioria da população ainda não havia sido vacinada, a doença ainda é traiçoeira e os cuidados continuam sendo necessários. Embora o uso de máscaras em locais abertos ou fechados tenha passado a ser facultativo, ainda se recomenda o uso de máscaras para as pessoas com sintomas gripais e as mesmas devem procurar a Central Covid em caso de suspeitas da doença. É importante levar em conta que em nível nacional e mundial, ainda estão sendo relatadas mortes por covid-19, mesmo de pessoas vacinadas. Isso ocorre por conta de alguns organismos criarem menos anticorpos que outros e tem ainda a questão de comorbidades e a baixa imunidade em alguns infectados.