Projeto Perícia Conectada, apresentado, testado e aprovado em Cacoal, amplia atendimento e vira referência nacional

O vice-prefeito de Cacoal (RO), Tony Pablo, destacou nesta quarta-feira, 15, os avanços do projeto Perícia Conectada, iniciativa do Ministério da Previdência Social que foi finalizado a partir do programa Cacoal Rota da Justiça, desenvolvido no município. Em visita à agência do INSS local, ele relembrou o mutirão realizado em 2025, que serviu como piloto do Ministério da Previdência Social para o modelo de perícias médicas por telemedicina, hoje adotado em todo o país.

“Nós estamos aqui no INSS, agência de Cacoal, numa ligação com o Matheus, da Comunicação Social em Rondônia. Matheus, nós tivemos o Rota da Justiça, um mutirão histórico em que o projeto piloto Perícia Conectada foi um sucesso e posteriormente implementado em todo o país”, afirmou Tony Pablo.

Matheus, que acompanhou o projeto desde o início, reforçou o impacto da ação: “Foi um projeto piloto que nós fizemos aí em Cacoal, deu extremamente certo. No mutirão a gente atendeu mais de 3.000 pessoas, foi muito grande mesmo, trabalho fenomenal. Aprendemos muitas formas de fazer, como não fazer, como melhorar o sistema pra gente poder tirar desse piloto aí e levar para o Brasil inteiro.”

Mais peritos e atendimento regionalizado

Além da telemedicina, o projeto também resultou na convocação e entrada em exercício de novos peritos presenciais em Rondônia. “Aqui em Cacoal nós já contamos com mais um perito atendendo na agência. Olhe só a importância do nosso trabalho. Já temos um perito convocado que vai entrar em exercício em Pimenta Bueno”, disse o vice-prefeito.

Durante a visita, uma moradora de Pimenta Bueno relatou que precisou se deslocar até Cacoal para realizar sua perícia. “Se tiver a perícia lá em Pimenta, melhora?”, perguntou Tony Pablo. “Com certeza, né? Melhora muito”, respondeu a paciente. Ela também elogiou o atendimento recebido: “Foi muito bem atendida, graças a Deus.”

Segundo o vice-prefeito, o mutirão ajudou a desafogar a demanda reprimida. “Ela agendou com pouco menos de 30 dias. Já passou pela perícia? Já, graças a Deus. Amém!”, comemorou.

Expansão e compromisso com a população

A Perícia Conectada funciona todas as sextas-feiras na agência do INSS em Cacoal. Em breve, novos profissionais devem assumir postos em Pimenta Bueno, Vilhena e Ariquemes. “As pessoas não precisarão se deslocar até Cacoal, e não precisando vir para cá, aqueles que precisarem de perícia na nossa cidade serão atendidos mais rápido”, explicou Tony Pablo.

O projeto é resultado da articulação entre o município e órgãos federais, com foco na ampliação do acesso aos serviços previdenciários. “Vamos continuar trabalhando pelo povo de Cacoal e de toda a região. É a Perícia Conectada, é a perícia do INSS”, concluiu o vice-prefeito.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles