Por Claudemiro Souza
O mistério das obras públicas
Sempre que eu ando pela nossa cidade fico observando algumas obras realizadas pelo poder publico e me vem à mente as outras que sequer saíram do papel, como por exemplo, a nova delegacia e aquele esqueleto de hospital lá no Greenville. Lembramos também da nova rodoviária, Vila Olímpica, ponte da rua Afonso Pena, o segundo bloco da Prefeitura, e por ai em diante.
Citei apenas as mais recentes, mas existem várias outras. Obras e projetos que, independente, se é da esfera municipal, estadual ou federal, a demora, a qualidade e os valores exorbitantes sempre são do mesmo patamar. Um absurdo que isso ocorra ainda hoje em pleno 2022. A coisa não anda e muitas dessas obras ficam “emperradas” por simples erros de projetos, perdas de prazos, etc.
Não sabemos se por incompetência ou intencionalmente mesmo, fato é que com isso milhões e milhões de verbas publicas são perdidas e os prejuízos são enormes.
Especialistas apontam como principais problemas, a corrupção, licitações fraudadas, falta de transparência e mau uso do dinheiro público. Esses seriam alguns dos principais motivos para a má qualidade e consequentemente a demora ou até mesmo o abandono completo das obras.
Cacoal
Estrada de ferro Curitiba – Paranaguá
Lá no Paraná, a Estrada de Ferro que liga as cidades de Paranaguá a Curitiba, projetada em 1870, foi construída entre 1880 e 1885, possui 110 quilômetros de trilho, 14 túneis, o maior com 457 metros de extensão, além de dez estações intermediárias e 30 pontes e viadutos. Uma obra fabulosa e de extrema importância para a região, construída a cerca de 140 anos atrás, sem tecnologia e outras mordomias da atualidade, mesmo assim levou apenas 5 anos para sua conclusão, imagine se fosse hoje? Levaria uns 100 anos para ser concretizada, uns 20 anos apenas para fazer o projeto.
Mas enfim, será que o ser humano esta “emburrecendo” ou ficando preguiçoso com tantas tecnologias?
Será que o sistema da corrupção esta vencendo?
O ser humano ao invés de evoluir esta regredindo?
O que esta acontecendo?