Por Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325
12.8.23 – BOM DIA!
COMEMORA-SE
Dia Mundial da Juventude (ONU). Dia Nacional das Artes. Dia Nacional dos Direitos Humanos.
Católicos celebram Nossa Senhora da Cabeça, Santa Joana Francisca, Santo Euplúsio, Beato Inocêncio XI.
RONDÔNIA
1926 – Pela “Taça Terezita” em Porto Velho, o “sportman” Grijalva Antony teve 4 auxiliares: dois “juízes de goal” e dois de “linha”. Jogo entre Ypiranga x União Esportiva, que venceu por 1×0.
1940 – Iniciadas as aulas no prédio recém-inaugurado do Grupo Escolar “Barão dos Solimões”, em Porto Velho.
1967 – O superintendente da Sudam confirmou a ida a Manaus de 5 ministros, para assinatura de convênios visando o início do desmatamento da rodovia BR-319, que ligará a capital amazonense a Porto Velho.
1983 – Moradores do Bairro “Mocambo” (PVh) querem a retirada do cemitério dos “Inocentes” daquela área, justificando que o “campo santo” há muito funciona como venda de drogas e local de crimes violentos.
1988 – Criado para eventos esportivos, o ginásio “Cláudio Coutinho” tem sido sede de tudo, menos de sua finalidade, causando prejuízos enormes para o local, onde praticar esporte é o menos que se vê.
BRASIL
1943 – Aprovado pela Academia Brasileira de Letras o formulário ortográfico, até 2008, principal regulamento da grafia do português no Brasil.
1900 – Nasce Anísio Teixeira (m. 1971), educador brasileiro.
1980 — É firmado o Tratado de Montevidéu de 1980, visando melhorias e cooperações econômicas entre os países do ALALC.
MUNDO
1877 – Thomas Edison (1847/1931), anuncia que inventou o fonógrafo.
1962 – O The Rolling Stones faz sua primeira apresentação, no Marquee Club de Londres.
2018 — A NASA lança a sonda espacial Parker em missão para explorar a atmosfera solar.
FOTO DO DIA
“ASAS DURAS” ENTRE NÓS
No final da década de 1930 Guajará-Mirim e Porto Velho já recebiam linha comercial de aviões, da empresa alemã “Kondor”, e a região nem era ainda Território.
Ouvi de bem antigos que em 1927 um avião da Condor teria sido o primeiro a sobrevoar Porto Velho, atirando apenas uns panfletos sobre a cidade, mas que teria pousado em Guajará-Mirim.
No final dos anos 1930 a alemã “Kondor” começou a fazer o roteiro que incluía Porto Velho, Guajará-Mirim, além de Rio Branco (AC). Mas com o Brasil em guerra com a Alemanha a “Kondor” deu lugar à “Cruzeiro do Sul”, quando a “Panair” já disputava o espaço na região (*).
Como a “Kondor”, também a “Cruzeiro” era generosa na inserção de anúncios comerciais, com os horários de chegada e partida, no único jornal de Porto Velho, o Alto Madeira.
Os campos de pouso tinham o piso de cascalho, o de Guajará no espaço em frente à atual prefeitura municipal, onde agora estão vários órgãos públicos, como o espaço do “Salgado Filho” – nome oficial do aeroporto do Caiari, em Porto Velho.
Na FOTO, o trimotor Uirapuru, da “Kondor”, empresa alemã, no campo de pouso do Caiari.
(*) https://www.aviacaocomercial.net/cruzeiro.htm