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quarta-feira, dezembro 18, 2024

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IFRO abre inscrição para seleção de profissionais que irão atuar na Escola de Conselhos de Rondônia

Por ASCOM/IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está com seleção aberta de profissionais para atuarem como colaboradores de Formação Continuada, de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente ofertado pela Escola de Conselhos de Rondônia na modalidade híbrida (50% presencial e 50% a distância).

As vagas disponíveis são: Professor Formador, Professor Presencial, Tutor e Apoio Financeiro. O objetivo do edital é selecionar profissional graduado em qualquer área, com experiência comprovada na área da infância e adolescência e com movimentos sociais para atuar como colaborador.

Podem participar da seleção profissionais com ou sem vínculo com o serviço público. A inscrição para a seleção é on-line e gratuita e será realizada exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível neste link, até as 23h59 do dia 13 de setembro de 2024.

Mais informação constam no edital 17/2024 neste link.

 

Inscrições abertas para o Exame Nacional de Acesso ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGeo)

Cacoal1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, tornou público o edital do Exame Nacional de Acesso ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ENA-ProfGEO).

A publicação é parte complementar da seleção nacional, regida por meio do Edital de Seleção PRPGP/UFSM n. 020/2024, de 02 de setembro de 2024. A inscrição será realizada de 3 a 18 de outubro de 2024, por meio do preenchimento individual do Formulário de inscrição/IFRO-PROFGEO2024: https://forms.gle/JpaYijRJP8yXEXkeA.

Segundo o Diretor-Geral do Campus Cacoal, Adilson Miranda de Almeida, sediar o programa de mestrado é interiorizar o conhecimento. “Em primeiro lugar é importante destacar a importância desta política institucional que permite programas de mestrado como este chegar ao interior do estado, trazendo para nossa cidade e região oportunidades de estarmos inseridos na política de ciência e tecnologia, além de que, quantos mais mestres presentes em nossa região, maior é o processo de desenvolvimento. Assim, esperamos com grande expectativa uma nova turma do Mestrado Profissional em Ensino da Geografia em Rede Nacional-ProfGeo”.

Estão sendo ofertadas 12 vagas, sendo 7 vagas para ampla concorrência (AC); 3 vagas para pessoas autodeclaradas pretas e pardas (CAPP); 1 vaga para pessoas autodeclaradas indígenas (CAI); e 1 vaga para pessoas com deficiência (PcD).

Os pré-requisitos são possuir diploma de curso superior de Licenciatura em Geografia; atuar como professor de Geografia da rede pública, em efetivo exercício da docência, em qualquer ano da Educação Básica; e, na falta destes, as vagas remanescentes em cada instituição associada poderão ser atribuídas aos demais candidatos aprovados e atuantes como professores de Geografia da rede de Educação Básica, em um quantitativo não superior a 20% daquele constituído pelos professores da rede pública selecionados no certame; e que os candidatos estejam em dia com suas obrigações eleitorais.

Para a inscrição, deverão ser anexados os seguintes documentos em um único arquivo no formato PDF: formulário de inscrição devidamente preenchido; cópia do diploma universitário de curso de licenciatura plena em Geografia; ou certificado de conclusão datado e assinado pela coordenação de curso da instituição, em caráter provisório; cópia do histórico escolar de curso superior; cópias da carteira de identidade e do CPF ou da CNH; cópia do passaporte, para estrangeiros; cópia do Título Eleitoral e Certidão de Regularidade Eleitoral; cópia do certificado de quitação com a obrigações militares, para candidatos do sexo masculino (Ex.: Certificado de Reservista); Declaração de Optante por Concorrência Restrita devidamente assinado para aqueles que optarem por tal concorrência; comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 ou comprovante de deferimento de isenção de taxa, se for o caso; declaração de atuação como professor de Geografia da rede pública, em efetivo exercício da docência, em qualquer ano da Educação Básica, emitida pela instituição de ensino onde atua.

O edital completo da seleção encontra-se disponível no link: Processo Seletivo – Edital nº 37/2024 – Seleção para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Ensino de Geografia – PROFGEO (ifro.edu.br)

 

Campus Vilhena abre edital para seleção de colaboradores no programa Mulheres Mil

Vilhena MulheresMil

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, no dia 4 de setembro de 2024, lançou o Edital nº 49/2024 para a seleção de profissionais que atuarão como bolsistas no Programa Bolsa Formação Mulheres Mil. O programa visa promover a formação educacional, social e econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cursos de formação inicial e continuada (FIC).

A seleção de profissionais tem o objetivo de viabilizar a oferta dos cursos de Assistente Administrativo, que será ministrado no IFRO Campus Vilhena, e Costureiro de Máquina Reta e Overloque, que será realizado no Centro de Convivência do Idoso, também em Vilhena.

O processo seletivo abrange a contratação de gestores para apoio contábil e acadêmico (vagas exclusivas para servidores do IFRO), além de professores formadores para as seguintes disciplinas: Oficina de Construção e Aplicação do Mapa da Vida; Matemática Aplicada e Noções de Educação Financeira; Cidadania, Gênero e Direitos da Mulher, Ética e Relações Humanas; Língua Portuguesa, Oratória, Expressão Corporal e Verbal; Noções de Marketing Digital, Empreendedorismo e Cooperativismo; Informática Básica e Aplicada; Noções de Logística, Estoque e Produção; Fundamentos da Administração e Gestão; Gestão de Recursos Humanos; Departamento de Pessoal; Setor Fiscal; Modelagem e Corte; Prática de Costura.

São aceitas diversas graduações e especializações, para profissionais com ou sem vínculo com o serviço público. As remunerações variam conforme a função e carga horária, com valores de R$ 50,00 por hora/aula para docentes.

As inscrições estão abertas até 13 de setembro de 2024, e podem ser feitas por meio deste formulário eletrônico. Não há taxa de inscrição, e os candidatos devem enviar documentação comprobatória de formação e experiência profissional.

Para mais informações, o edital completo está disponível no site oficial do IFRO, clicando aqui.

 

Acadêmico do Campus Calama apresenta projeto de inclusão para alunos com deficiência visual em Congresso no Pará

Carlos explica projeto

O estudante do curso em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Carlos Eduardo Martins Maciel, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, demonstrou ao participar do XIV Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) como é possível às pessoas com deficiência visual não só aprender, mas também ensinar e transmitir conhecimentos.

O Connepi foi realizado no período de 27 a 29 de agosto na cidade de Belém, organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), que abordou a temática “Educação tecnológica: conectando regiões, construindo futuros”. Carlos apresentou seu projeto de pesquisa que trata do “Desenvolvimento de Software para Audiodescrição através do movimento do mouse”, uma ferramenta que tem como objetivo verificar e sanar as maiores dificuldades dos deficientes visuais na área tecnológica, visando proporcionar uma maior acessibilidade ao mercado de trabalho e vida social, com melhor autonomia na utilização de computadores.

O aluno destaca que o software “representa não apenas uma solução técnica, mas também um exemplo inspirador de como a tecnologia pode ser empregada para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos, independentemente de suas habilidades visuais”. Ele contou com o suporte do colaborador externo da equipe do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Específicas (Napne), o Técnico de Apoio ao aluno com deficiência, Rinaldo Muniz de Oliveira, que destacou a importância da participação do aluno no evento.

“A inclusão dos alunos com necessidades educacionais específicas é essencial, pois valoriza a diversidade, incentiva outros alunos, agrega nos avanços da pesquisa, quebra preconceitos, desenvolve habilidades, dá autonomia, confere mais visibilidade e representatividade. A participação do aluno Carlos da educação inclusiva em congressos não só enriquece o evento, como também contribui para um ambiente acadêmico mais justo e representativo”, afirmou o Psicopedagogo Rinaldo.

O Connepi reuniu mais de 900 trabalhos em quatro sessões de apresentação de pôsteres, destacando-se na área de conhecimento das Ciências Exatas da Terra/Ciência da Computação. Durante o evento, Carlos recebeu convites de outros Institutos Federais para agregar o seu projeto no desenvolvimento do suporte em audiodescrição aos alunos com deficiência visual atendidos pelos Napnes de outros estados.

A Coordenadora do Napne do IFRO Campus Porto Velho Calama, Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles, ressaltou que a pesquisa do Carlos é inovadora e sua participação no evento foi muito significativa, pois representa uma grande conquista em termos de inclusão de estudantes com deficiência como pesquisadores. “Todos os anos ingressam estudantes com deficiência no IFRO, mas poucos conseguem desenvolver as atividades de pesquisa e extensão, pois se deparam com muitas barreiras. Contudo, Carlos vem mostrando que pode superar tudo com seu empenho, dedicação e com o suporte de seus professores e equipe do Napne”.

“Ele está construindo uma belíssima trajetória como acadêmico, o que irá lhe proporcionar uma formação profissional rica e sólida, possibilitando que desenvolva muitas habilidades na área de seu curso. Parabenizamos muito o Carlos por sua vitória”. Além disso, a pedagoga comentou que por meio do “Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade” foi possível o custeio da ida do técnico de apoio Rinaldo a esse evento, o que possibilitou que o Carlos tivesse todo o apoio especializado do qual necessita.

“Antes desse programa, não tínhamos a previsão orçamentária para custear viagens dos profissionais de apoio para acompanharem os estudantes com deficiência fora da instituição, mas agora foi possível. O programa vem atender a uma necessidade que tínhamos, pois os nossos estudantes com deficiência estão cada vez mais participativos em atividades de pesquisa, extensão, visitas técnicas, assim como também precisam cumprir os estágios, por isso temos que pensar a inclusão em todas essas atividades, não somente a sala de aula. É necessário que o IFRO seja uma instituição cada vez mais inclusiva pois esse é um dos valores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Fiquei muito satisfeita pelo fato de que foi possível proporcionar essa segurança ao Carlos, ele ir a um evento fora do estado com todo esse suporte que o Rinaldo oferece, sendo ele um profissional com experiência, formação e capacitado para atender o Carlos”, concluiu Lívia.

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