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quarta-feira, dezembro 18, 2024

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4º lote de restituição do IR 2021 já está disponível

Consulta está disponível desde as 10 horas; pagamento cai na conta informada na declaração no dia 31

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Confira agora se você está no 4º lote de restituição do IR 2021

Está disponível desde as 10 horas desta terça-feira (24) a consulta ao quarto e penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda 2021. Serão pagos R$ 5,1 bilhões a 3.819.743 contribuintes, incluindo restituições residuais de anos anteriores.

Este lote contempla 8.185 contribuintes idosos acima de 80 anos, 67.893 contribuintes entre 60 e 79 anos, 6.088 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 26.647 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Também foram incluídos 3.710.930 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 16/08/2021.

O quinte e último lote de restituição será pago no dia 30 de setembro.

Veja o calendário das restituições do IR 2021

1.º lote: 31 de maio de 2021
2.º lote: 30 de junho de 2021
3.º lote: 30 de julho de 2021
4.º lote: 31 de agosto de 2021
5.º lote: 30 de setembro de 2021

Como consultar a restituição?

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br)

Pelo e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se existem pendências identificadas no processamento.

Caso isso aconteça, o contribuinte pode corrigir a declaração através da entrega de uma declaração retificadora.

Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita que informa a situação da declaração e também a situação cadastral da inscrição do CPF.

Como é feito o pagamento da restituição?

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração do IR.

Se por algum motivo o crédito não for realizado (se, por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Para reagendar o pagamento da restituição dentro do prazo de um ano é preciso acessar o Portal do Banco do Brasil pelo endereço https://www.bb.com.br/irpf, ou ligar para a central de atendimento pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerer pelo portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

FONTE: R7

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