Projeto da nova ponte sobre o rio Candeias, em RO; obra deve ser entregue em seis meses, diz empresa

Divulgação

A Concessionária Nova 364, empresa vencedora do leilão de concessão do trecho conhecido como Rota Agro Norte, na BR-364 em Rondônia, divulgou nesta quinta-feira (17) imagens de como deve ficar a nova ponte sobre o rio Candeias, em Candeias do Jamari (RO). A empresa assumiu a responsabilidade por uma das estruturas e deve concluir a obra em até seis meses. 

Segundo o CEO da Nova 364, Wagner Martins, a estrutura não fazia parte do contrato de concessão inicial. No entanto, após uma vistoria no local, a equipe se deparou com a ponte interditada e com problemas de estabilidade.

“Quando a gente chega aqui no estado, se depara com uma ponte interditada”, afirmou.

Diante da situação, a empresa propôs ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a inclusão da ponte no plano de trabalho. Mesmo antes da assinatura oficial do contrato de concessão, prevista para esta sexta-feira (18), a Nova 364 firmou um termo de cooperação com o DNIT, o que permitiu iniciar os trabalhos de forma antecipada.

“A concessionária assume a ponte e o DNIT fica com a outra ponte do lado direito, que eles estão chamando de Candeias Nova, para que a gente consiga encurtar o prazo de execução dessa obra, de um ano para seis meses”, explicou Martins.

De acordo com a empresa, a ponte vai contar com uma estrutura mais moderna e segura, pensada para melhorar o tráfego e garantir mais conforto aos usuários da rodovia. As principais mudanças incluem:

  • Alargamento da pista de 10 para 16 metros;
  • Construção de faixa exclusiva para pedestres;
  • Inclusão de ciclovia;
  • Instalação de acostamento nos dois lados;

 

Com a assinatura do contrato, a concessionária também deve iniciar a fase de operação da rodovia, que inclui a implantação de 14 ambulâncias, 10 guinchos, veículos de inspeção e torres de conectividade 4G ao longo do trecho.

Ponte sobre o rio Candeias

 

A ponte antiga sobre o rio Candeias, localizada no km 694 da BR-364, entre Candeias do Jamari e Porto Velho (RO)foi interditada no 17 de janeiro de 2025, pois a estrutura apresentava fissuras.

Com isso, o Dnit desviou o tráfego para a segunda ponte existente no local, que anteriormente operava no sentido Porto Velho para Candeias do Jamari. Essa ponte passou a funcionar provisoriamente em mão dupla para acomodar o fluxo de veículos.

Além disso, o Dnit interditou parcialmente o tráfego na segunda comprometida para controlar o fluxo. Desde então, os motoristas enfrentam uma espera de cerca de 30 minutos para atravessar.

As obras emergenciais nas pontes entre Candeias do Jamari e Porto Velho começaram em junho. Segundo o Dnit, elas já contam com três novas paredes de reforço para aumentar a rigidez das estruturas.

Durante a execução, o Dnit informou que poderá realizar interdições temporárias, inclusive à noite, e restringir a passagem de veículos pesados, conforme o avanço das etapas mais sensíveis da obra.

G1RO

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Campeonato de futsal interbairros de Cerejeiras encerra com grande final no Ginásio Esportivo Dirceu Campagnoli

Emenda impositiva no valor de R$ 15.500,00, do vereador Marcão da Rádio garante premiação do campeonato municipal de futsal interbairros do município A prefeitura do...

Dia de Campo Histórico em Machadinho D’Oeste Consolida BRS Terra-anã como Futuro da Bananicultura em Rondônia

Em um evento que já pode ser considerado um marco para a agricultura regional, o município de Machadinho D'Oeste sediou, no último dia 18...

Fisioterapeuta é investigada por furtar joias de pacientes durante consultas

Uma fisioterapeuta de Salvador é investigada pelo crime de furto de joias e objetos de luxo. Segundo informações da Polícia Civil, ela foi alvo...