A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou da Secretaria Nacional de Aviação Civil agilidade nas ações de melhorias nos aeródromos de Rondônia. O pedido foi feito ao Secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro Glanzmann durante videoconferência, nessa terça-feira (02/06).
A deputada pediu informações atualizadas sobre as obras de ampliação dos aeroportos de Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes.
De acordo com a SAC, as obras de Cacoal estão em fase adiantada e estão sendo investidos mais de R$ 5 milhões. Já o terminal de Ji-Paraná e Ariquemes existem tratativas entre o Departamento de Estradas e Rodagens de Rondônia e a Infraero para a elaboração do projeto de ampliação.
“Também fomos informados que nosso pedido para a instalação de portais de detecção de metal já foi atendido e a rampa de acessibilidade está em fase de processo licitatório”, contou Jaqueline Cassol.
VILHENA- O principal assunto da reunião foi a construção de Cerca Patrimonial no aeroporto Brigadeiro Camarão, em Vilhena.
A estrutura atual está em condições precárias o que tem gerado muitos riscos à segurança, especialmente pela invasão de pessoas e animais na pista de pousos e decolagem.
A área de movimento de aeronaves está vulnerável, pois a barreira de proteção patrimonial é formada em parte por cerca de arame mourões de concreto e parte com mourões de madeira. “A falta de padronização possibilita a passagem de pessoas e animais nas áreas de segurança”, explicou a deputada.
De acordo com o DER, na primeira análise do projeto, em 16 de abril deste ano, a SAC apontou a necessidade de correções e adequações que já foram feitas e os documentos reencaminhados para a secretária nacional. O novo projeto foi enviado há cerca de 20 dias. “Precisamos que a SAC agilize os trâmites para que a cerca seja construída e a segurança reestabelecida”, afirmou Jaqueline Cassol.
Além dos problemas com segurança, a construção de nova cerca patrimonial é critério determinante para a companhia Azul voltar a operar voos regulares no aeroporto. “Uma das exigências da empresa para retornar à Vilhena é a cerca”, destacou o Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Vilhena, José Marcondes Cerruti.
O aeroporto d e Vilhena atende a demanda de seis municípios do cone sul de Rondônia e de municípios do Mato Grosso. “Vilhena é um pólo do agronegócio em franco crescimento, portanto é de suma importância que o aeroporto receba voos comerciais regulares”, disse a deputada.
Fonte: Assessoria de Imprensa