Em uma semana, Cacoal viu o número de pessoas infectadas pela covid-19 saltar de 47 para 82 casos confirmados da doença. O primeiro caso foi confirmado no município no dia 30 de abril e no último domingo, dia 31 de maio, um homem de 43 anos de idade se tornou a primeira vítima do novo coronavírus na “Capital do Café. De acordo com a prefeitura, o paciente era aposentado e tinha um quadro de miocardiopatia dilatada grave.
Com a chegada dos testes rápidos para diagnóstico da doença, a população teme que nos próximos dias esse número aumente ainda mais. Nesta primeira etapa da Campanha Mapeia Rondônia, Cacoal recebeu 1.336 testes rápidos para detecção da covid-19 e na segunda etapa, ainda neste mês, a cidade deve receber outros 2.220 testes, conforme explicou o enfermeiro Antônio de Pádua P. de Oliveira, da 2ª Gerência Regional de Saúde em Cacoal.
Desde quarta-feira, 03 de junho, todas as 11 unidades básicas de saúde em Cacoal passaram a contar com os testes rápidos, que tem sido utilizados apenas naquelas pessoas que já apresentam sintomas da doença a pelo menos cinco dias. Conforme explicaram as autoridades em saúde, este é o período mínimo necessário para que os anticorpos comecem a agir no organismo, podendo ser detectados no exame, garantindo assim a sua efetividade. A testagem está sendo feita mediante agendamento pela Secretaria Municipal de Saúde. Qualquer pessoa que apresente síndrome gripal deve entrar e contato com o Disque Central Covid-19, através dos telefones (69) 99908-9426 ou 99904-2201.
Vale ressaltar que a síndrome gripal é caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas de início súbito. Neste conjunto, estão febre, calafrios, mal estar geral, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, dor de garganta, coriza e tosse seca. Em alguns casos, poderão haver sintomas e sinais gastrointestinais como dor abdominal, náuseas e vômitos.
Internados – Até a tarde quinta-feira, haviam oito cacoalenses internados em tratamento, sendo sete casos confirmados da doença e um deles suspeitos. Infelizmente, quatro destes cacoalenses estão internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional. Há ainda um cacoalense internado em UTI na capital do Mato Grosso, Cuiabá.
Além dos pacientes residentes em Cacoal, havia, até quinta, outras 18 pessoas internadas por covid-19 na “Capital do Café”, sendo 12 casos já confirmados e seis suspeitos de terem contraído a doença. Entre os internados de outros municípios em tratamento na cidade, oito estão em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva do HRC e um paciente está internado na UTI do Hospital dos Acidentados.
Entre os 82 cacoalenses diagnosticados no município, 47 já se recuperaram da doença.
Novas medidas – Com 82 casos confirmados para a COVID 19, na quinta-feira 4, em Cacoal, a Prefeita Glaucione Rodrigues deve anunciar novas medidas de restrições. Nas repartições públicas do município, por exemplo, além das medidas de prevenção e segurança já existentes, novas medidas estão sendo adotadas em cada repartição, revezamento de turnos de trabalho, bem como o controle de fluxo no gabinete e setores da Administração.
As medidas adotadas são recomendações do comitê técnico necessárias, considerando ao estágio de contaminação que está evoluindo no município. Na sua live diária, em sua rede social do Facebook, a Prefeita Glaucione Rodrigues falou da preocupação quanto ao aumento de casos nos últimos três dias e a distância que está dos confirmados para os curados. “Nós não temos mais vagas na UTI de Cacoal e são apenas 9 vagas na enfermaria e somente 1 leito na UTI Pediátrica. Com essa situação corremos os risco de cair de fase, quanto ao decreto do Estado”, explicou a Prefeita.
A Prefeita foi enfática na sua fala, ao dizer que o momento é de recuar e cuidar das famílias. “O momento é delicado e precisamos unir forças para passar por essas dificuldades. Agradecemos as equipes da saúde que estão colocando suas vidas para salvar outras vidas. É hora de compreensão e da responsabilidade de cada um, para cuidar de suas famílias”, finalizou.
(Da Redação – Tribuna Popular)