Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 3 DE SETEMBRO!
RONDÔNIA: 1911 – Os trilhos da construção da ferrovia Madeira-Mamoré chegam à localidade de Abunã, a 200 KM aproximados de Porto Velho e 130 do ponto final da estrada, em Guajará-Mirim. Abunã era onde o trem que saía de Porto Velho pernoitava.
COMEMORA-SE: Dia do Biólogo. Dia do Guarda Civil. Dia das Organizações Populares. Católicos lembram São Gregório Magno.
FATOS: 1759 – Por ordem do futuro marquês de Pombal, os jesuítas são expulsos de Portugal e colônias, inclusive do Brasil.
1939 – Segunda Guerra Mundial: França, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália declaram guerra à Alemanha após a invasão da Polônia, formando os Aliados.
1950 – “Nino” Farina se torna o primeiro campeão da Fórmula 1 depois de vencer o Grande Prêmio da Itália de 1950.
1976 – Programa Viking: a espaçonave americana Viking 2 aterrissa na Utopia Planitia em Marte.
1965 – Inauguração do Museu da Imagem e do Som no Rio de Janeiro.
1981 – Instituída pelas Nações Unidas a Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres, uma declaração internacional de direitos das mulheres.
1995 – É fundado o site de vendas online E-bay.
2015 – A imagem do menino sírio de três anos de bruços em uma praia com o rosto voltado a areia chocou o mundo e se transformou em um símbolo da tragédia dos refugiados do Oriente Médio.
FOTO DO DIA: No início do Séc. XX, juntamente com a E.F.M.M., foi construído o Hotel de Abunã, nas imediações da Estação e Vila Ferroviária daquela localidade, onde os trens que saíam de Porto Velho paravam e pernoitavam em direção a Guajará-Mirim. A movimentação de hóspedes era grande, pelos pernoites, e as noites eram muito animadas, conforme o memorialista Ivo Feitosa. Abunã também era uma interseção para os seringais da região de Fortaleza do Abunã e para o Acre. Na foto um veículo (auto-linha) usado em ocasiões especiais pela empresa administradora da ferrovia e, ao fundo o belo hotel da vila Abunã.