Lúcio Albuquerque – [email protected]
Bom dia 12 de setembro!
Rondônia: 1954 – Paulo Nunes Leal, pela primeira vez, toma posse como governador do Território do Guaporé, o oitavo em 10 anos desde a criação do território. Comemora-se: Dia do Programador. Dia do Técnico Têxtil. Dia do Operador de Rastreamento. Católicos lembram Festa Litúrgica do Santíssimo Nome de Maria e são Guido de Brabante.
• Fatos: 490 A.C. — Data convencionalmente aceita para a Batalha de Maratona. Os atenienses e seus aliados platônicos derrotam o exército Persa.
1297 — o Tratado de Alcanizes define a fronteira entre Portugal e Castela.
1720– é criada a Capitania de Minas Gerais.
1936 – inaugurada às 21 horas, com a voz de Celso Guimarães,: “Alô, alô Brasil! aqui fala é a Rádio Nacional do Rio de Janeiro!”. Depois, vieram os acordes de “luar do sertão”.
1939– estréia o filme o Mágico de Oz, o primeiro colorido na história do cinema.
1962 — contrapondo a derrota na corrida espacial, o presidente John F. Kennedy faz o discurso “nós escolhemos ir para a lua”.
1981 — inaugurado o memorial JK em Brasília.
1992 — 50ª missão do ônibus espacial Endeavour na STS-47. A bordo estão Mae Jemison, a primeira afro-americana no espaço, Mamoru Mohri, o primeiro cidadão japonês e Mark Lee e Jan Davis, o primeiro casal no espaço.
2019 — astrônomos detectam água na atmosfera do Exoplaneta K2-18b, primeira detecção do tipo em uma zona habitável.
1902 — nasce Juscelino Kubitschek, o presidente brasileiro que prometeu fazer o país andar “50 anos em cinco”.
1913 — nasce Jesse Owens (EUA), atleta negro, que ganhou quatro medalhas de ouro nas olimpíadas de 1936, em atletismo, humilhando o ditador Adolf Hitler.
1996 – morre o 4º presidente do período militar, Ernesto Geisel, que iniciou o processo de redemocratização do país.
FOTO DO DIA: Vigésimo primeiro presidente brasileiro, Juscelino Kubistchek de Oliveira, ou só JK, notabilizou-se pelo trabalho realizado na busca de modernizar o país, abrindo estradas que permitiram a interligação das várias regiões do país e interiorizou a capital do país, apesar da forte resistência dos mesmos grupos que tentaram impedir sua posse quando ganhou a Presidência. Seu discurso foi fazer em cinco anos o que precisava ser feito em 50. Médico, antes de ingressar na política e ser prefeito que modernizou Belo Horizonte, foi deputado federal por Minas. Em 1960, a oito meses de passar o cargo a seu sucessor, Juscelino aceitou o desafio e mandou abrir a rodovia BR-29 que ele inaugurou, ainda que de forma precária, estrada mais tarde denominada BR-3634 que proporcionou a afirmação do que hoje é o Estado de Rondônia.