Cacoal – A Associação Ecológica Amigos da Pesca de Cacoal (Aspec) está desenvolvendo um trabalho de conscientização sobre a pesca predatória. A Aspec foi fundada em 1999, por um grupo de pescadores. Dados da associação mostram que a quantidade de peixes dos rios da região diminuiu cerca de 60% nos últimos cinco anos, em virtude da pesca predatória.
A conscientização sobre a pesca predatória tem sido a principal meta da Aspec. Segundo o presidente Celso Adame, os sócios vão orientando os amigos, que acabam orientando outras pessoas e assim a conscientização vai atingindo um grande número de pessoas. Ele lembrou que a época de pesca amadora será encerrada no dia 15 de novembro e quem for pego pescando depois desta data será multado em cerca de 300 Ufirs, além de ter o barco e seus demais materiais apreendidos. “Não usar materiais proibidos, evitar pescar grandes quantidades e soltar espécies fora das medidas são algumas das atitudes que podem prevenir a pesca predatória”, disse.
Entre os objetivos da Aspec também está o de preservar o Rio Machado, reflorestar as margens dos rios da região e realizar campanhas sobre os prejuízos causados pelo lixo ao meio ambiente. “O que deve importar para o pescador não é a quantidade de peixes e sim o respeito e a convivência com o meio ambiente”, afirmou o presidente.