Lúcio Albuquerque
BOM DIA 13 DE NOVEMBRO!
RONDÔNIA: 1939 – O governo do Estado de Mato Grosso, torna distrito de Ariquemes a localidade Santa Isabel do Candeias, em 1992 município de Candeias do Jamari. Em 1985 – Por volta das 23 horas a Justiça Eleitoral manda invadir a redação do jornal A Tribuna, sendo apreendida toda a edição do diário, supostamente por informações de que o matutino iria para as ruas com duras críticas ao candidato do PMDB Jerônimo Santana.
COMEMORA-SE: Dia Mundial da Gentileza. Católicos lembram Santa Agostinha Treontoni, Santa Francisca, São Nicolau I e Santo Estanislau.
• FATOS: 1460 – Morre o Infante D. Henrique, chamado “O Navegador”, príncipe português, liderou as grandes navegações de Portugal.
1833 — Chuva de estrelas: efeito da queda de meteoros (estrelas cadentes) é visto do Canadá até o México.
1841 — James Braid vê pela primeira vez uma demonstração do magnetismo animal, o que leva ao seu estudo do assunto que ele chama de hipnotismo.
1883 – Nasce Mascarenhas de Morais, que em 1944/45 seria o comandante da Força Expedicionária do Brasil na II Guerra Mundial.
1965 — O presidente Castelo Branco promove uma reforma monetária e institui o Cruzeiro Novo como novo padrão monetário do Brasil.
1980 — Restabelecida a eleição direta para governadores e o fim dos senadores biônicos; mantidos os mandatos em curso.
1994 – Primeira viagem com passageiros pelo Túnel da Mancha, entre a Inglaterra e a França.
1486 — Nasce João Maier, teólogo alemão, crítico da da reforma protestante implementada por Martinho Lutero.
2015 —Terroristas do estado islâmico promovem um massacre em Paris, matando 130 civis e deixando 368 feridos.
• FOTO DO DIA: O espetáculo do Sol “indo embora” se escondendo por detrás da selva da margem esquerda do Rio Madeira, depois de um dia inteiro sobre a cidade de Porto Velho, mas mostrando que além da temperatura ficar muito alta durante a noite, no novo amanhecer que viria a seguir ninguém esperasse um calor menor. Um cena comum no período chamado “verão amazônico”, que vai da metade de abril a fim de outubro a cada ano.