Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
O DIA 24 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA!
RONDÔNIA: Em 1977 o distrito de Pimenta Bueno, à margem da rodovia BR-364 e 550 quilômetros de Porto Velho, foi oficialmente instalado como município do Território de Rondônia, com a posse do mineiro Vicente Homem Sobrinho.
COMEMORA-SE: Dia Mundial do Rio. Católicos lembram Santa Ana Maria Sala. Santo André Dung-Lac. São Crisólogo e São Colmano.
FATOS: 1631 – A cidade de Olinda é incendiada pelos holandeses.
1831 – O físico experimental britânico Michael Faraday anuncia a descoberta da lei do eletromagnetismo que leva seu nome, ou “Lei da Indução”.
1859 – O cientista inglês Charles Darwin publica o livro A Origem das Espécies, em que descreve sua teoria sobre a evolução da vida e a seleção natural.
1874 – Nasce Charles Miller, considerado “pai” do futebol e do rugby no Brasil.
1963 – Acusado pela morte do presidente JFK, Lee Harvey Oswald, é morto dentro da prisão, por Jack Ruby, que fuzilou na frente de dezenas de agentes do FBI.
1974 – Donald Johanson e Tom Gray descobrem 40% do esqueleto completo do Australopithecus afarensis, apelidado de “Lucy”, no Vale do Awash do Triângulo de Afar, Etiópia.
1991 – Morre Freddie Mercury, cantor e compositor anglo-tanzaniano. 2016 – O governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia — Exército do Povo assinam um acordo de paz revisado, encerrando a guerra civil com mais de 50 anos de duração no país.
FOTO DO DIA:
Em 1977 o distrito de Pimenta Bueno ganhou sua passagem à condição de município, localizado à margem da BR-364. Ali, tudo começou na passagem da Missão Rondon, em 1909, quando interligou Cuiabá (MT) a Porto Velho. Candido Rondon nomeou “Rio Pimenta a um curso d’água que corta a cidade, homenagem a Francisco Antônio Pimenta Bueno. Elevado à condição de Município por meio da Lei Federal n.º 6.448, artigo 47 de 11 de outubro de 1977, sua emancipação político-administrativa aconteceu em 24 de novembro de 1977, data da instalação, com a posse do mineiro Vicente Homem Sobrinho como prefeito. Na foto a prefeitura pimentense.
O DIA 23 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA!
RONDÔNIA: Vilhena, a “Cidade Clima da Amazônia”, torna-se o quinto município do Território de Rondônia, instalado pelo governador Humberto Guedes que nomeou seu prefeito o morador Renato Coutinho. Em 1977 – Em Vilhena, afiliada à Rede Amazônica de Televisão, é instalada a TV-Vilhena, tendo como diretor João Castilho.
COMEMORA-SE:
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Dia do Engenheiro Eletricista. Dia Mundial de Ação de Graças. Católicos lembram São Clemente I, São Columbano e Santa Felicidade.
FATOS:
1891 – Primeira Revolta da Armada: o almirante Custódio de Melo ameaça bombardear a cidade do Rio de Janeiro, forçando a renúncia do presidente Deodoro da Fonseca.
1903 – Olinto De Pretto apresenta o ensaio “Hipótese do éter na vida do universo”. Estudiosos dizem que o ensaio foi incorporado por Albert Einstein para criação da Teoria da relatividade.
1913 – Fundação da Universidade Federal de Itajubá, a primeira universidade tecnológica do Brasil, sendo a décima escola de engenharia do país.
1933 – Nasceu João Clemente Jorge Trinta, mais conhecido como Joãosinho Trinta, que modernizou as escolas de samba cariocas.
1935 – Teve início a Intentona Comunista, tentativa fracassada de golpe para tirar o presidente Getúlio Vargas do poder.
1982 – Morre Adoniran Barbosa compositor, autor de clássicos como “Tiro ao Álvaro”, “Trem das Onze” e outras, eternizadas pelo grupo musical “Demônios da Garoa”.
FOTO DO DIA:
Vilhena, 4ª feira, 23 de novembro. O mais distante distrito de Porto Velho neste dia estava sendo desmembrado da capital, passando (Vilhena) a sediar o sexto município rondoniense, com o governador Humberto Guedes dando posse ao seu primeiro prefeito, o morador Renato Coutinho dos Santos (de branco na foto). Conhecida por “Cidade Clima”, porta de entrada para o Estado pela rodovia BR-364, na divisa com Mato Grosso, Vilhena era a sede de um aeroporto de apoio ao tráfego aéreo na região, comandado pelo sargento Aymoré. Ali está situada a primeira casa construída pela Missão Rondon e de sua área territorial foram desmembrados mais seis municípios – Chupinguaia, Corumbiara, Cabixi, Cerejeiras, Colorado e Pimenteiras.
BOM DIA 22 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA!
RONDÔNIA: O governador Humberto Guedes instala nesta data, em 1977, o município de Ji-Paraná, novo nome da localidade que antes foi chamada de Urupá, Presidente Pena e Vila Rondônia. Devido à forma de coração de uma ilha em frente à Ji, também é conhecida por “Cidade Coração”. O primeiro prefeito, nomeado, foi o funcionário público Walter Bartolo.
COMEMORA-SE:
Dia Internacional do Músico. Dia da Comunidade Libanesa no Brasil. Católicos lembram Santa Cecília, padroeira dos músicos.
FATOS:
1497 – O explorador português Vasco Da Gama torna-se o primeiro europeu a navegar pelo Cabo da Boa Esperança.
1910 – Liderados pelo marinheiro João Candido, que a partir daí passou a ser chamado “Almirante Negro”, marinheiros a bordo dos navios de guerra Minas Gerais, São Paulo e Bahia, se rebelam violentamente, iniciando o movimento conhecido como Revolta da Chibata.
1928 – É realizada a primeira apresentação pública de Bolero, a mais famosa música de Joseph-Maurice Ravel.
1956 – Início dos XVI Jogos Olímpicos em Melboune, na Austrália, onde o triplista Ademar Ferreira da Silva ganharia o bicampeonato da prova e até hoje o único nacional com duas medalhas de ouro no Atletismo.
1963 – Lançado o disco With the Beatles, o único álbum duplo da banda. 1963 – O presidente John F. Kennedy, é assassinado em Dallas, no Texas, enquanto percorria as ruas da cidade em carro aberto, um crime nunca esclarecido.
1990 – Na Inglaterra, a conservadora Margaret Thatcher renuncia ao cargo de Primeiro Ministro após 11 anos e meio de mandato.
FOTO DO DIA:
Um negro que fez muito contra o racismo no Brasil e que é quase nada lembrado: João Candido, marinheiro, liderou a Revolta da Chibata e que foi pela imprensa cognominado “Almirante Negro”. Em 22 de novembro de 1910 explodia a Revolta da Chibata. Marinheiros tomaram os navios de guerra mais poderosos do Brasil e apontaram os canhões para o Rio de Janeiro. Os revoltosos avisaram: ou o governo abolia os castigos corporais na Marinha, incluindo as chicotadas, ou eles destruiriam a capital da República, movimento que chegaria ao fim poucos dias depois, várias exigência dos rebeldes, mas a seguir o governo, no entanto, logo partiria para as medidas de retaliação determinadas pelo presidente Hermes da Fonseca, que havia assumido a chefia do governo uma semana antes da rebelião. João Candido e seus companheiros foram presos, sofreram muito, mas acabou a punição de chibatadas na Marinha brasileira.
DIA 21 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA!
RONDÔNIA: Em 1977 instalado o 3º município de Rondônia, o de Ariquemes; empossado como prefeito nomeado o professor e poeta Pedro Tavares Batalha.
COMEMORA-SE:
Dia Mundial da Televisão. Dia Nacional da Homeopatia. Dia das Saudações. Católicos lembram: Apresentação de Nossa Senhora ao templo.
FATOS:
1694 – Nasce o filósofo francês Voltaire, um dos que mais influenciou as revoluções francesa e americana, defensoria da liberdade de expressão e de religião.
1877 – Thomas Edison anuncia a invenção do fonógrafo, um aparelho que gravava e reproduzia a voz humana.
1942 – Estreia o desenho animado Piu-Piu, do criador Bob Clampett.
1962 – O famoso show de bossa nova, responsável pelo lançamento do movimento nos Estados Unidos, foi realizado no Carnegie Hall, em Nova York. João Gilberto e Tom Jobim participaram da apresentação.
1973 – A União Soviética nega-se a jogar a repescagem para a copa de 1974, porque o jogo seria no Estádio Nacional, Santiago, que servira de local de fuzilamento na tomada do poder pelos militares.
1990 – É lançado o super Nintendo e o jogo Super Mario World.
FOTO DO DIA:
Há 43 anos nesta data foi instalado o município de Ariquemes. Era uma segunda-feira de muita chuva quando o governador Humberto Guedes anunciou a instalação do município de Ariquemes, a 200 quilômetros de Porto Velho pela BR-364 toda cheia de lamaçais e buracos, sendo que o traçado da sede foi feito pelo arquiteto Antonio Carlos Cabral Carpintero, prefeito de Porto Velho. Naquela semana outros quatro municípios que se transformariam em polos de desenvolvimento social e econômico que permitiu o surgimento do Estado quatro anos depois. Na foto o governador Humberto Guedes faz uma coisa hoje impossível: pilotando um trator D-12, ele derruba a primeira árvore para a construção da cidade.