COMEÇA DISPUTA PARA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA – Muita gente não sabe, mas na noite de 15 de novembro começou a corrida pela presidência da Câmara de Cacoal. O vereador Valdomiro Corá teria entrado em contato com vários vereadores novatos tentando buscar apoio e voto para continuar no cargo. Vale lembrar que muitos dos grandes problemas ocorridos nesta legislatura, principalmente nesses últimos dois anos, aconteceram justamente pela falta de uma Mesa Diretora que tivesse realmente condições de conduzir a Casa de Leis. Não faz sentido a população eleger 10 vereadores novatos e eles votarem para manter o atual presidente no cargo. Corazinho não é o único vereador que pretende a presidência da câmara e este tema certamente será muito intenso nos bastidores, até o dia da posse.
CANDIDATOS A PRESIDENTE – Os vereadores João Picheck, Paulinho do Cinema, Paulo Henrique e Romeu Moreira também são citados nas rodas de conversas como possíveis candidatos ao cargo hoje ocupado pelo vereador Corazinho. Porém, precisamos entender que a eleição de presidente da Mesa Diretora não é tão simples como parece. O próprio prefeito eleito, Adailton Fúria, certamente tem interesse em ver eleito um vereador do seu grupo e próximo a ele, para que possa ter uma relação mais fácil com a Casa de Leis. Com certeza, se fosse reeleito, este nome ligado ao prefeito seria do vereador Pedro Rabelo, que possui relação muito estreita com Fúria. É muito difícil imaginar que Fúria faria algum esforço para eleger Corazinho presidente da Câmara de Cacoal, porque Corazinho representa um dos maiores opositores do grupo do deputado. As pessoas que conhecem os bastidores políticos de Cacoal sabem muito bem que Corazinho foi eleito presidente com a atuação constante da prefeita Glaucione Rodrigues e seu grupo.
MILLA DA AGRICULTURA – Na última quarta-feira, esteve em Cacoal, o senhor José Alves Pereira, mais conhecido como Milla da Agricultura. No dia 15 de novembro ele foi eleito para ser o prefeito de Ministro Andreazza pelos próximos quatro anos. Mário carvalho Mendes, o Fofão, fez parte da chapa vencedora como candidato a vice-prefeito. Os dois nomes são muito conhecidos em Ministro Andreazza, porque são agricultores há décadas na cidade e possuem ligação muito sólida com a população. A eleição de Milla da Agricultura não foi por acaso, ele já tinha planejado a candidatura em outras ocasiões, mas preferiu ficar de fora. Este ano, com certeza, percebeu a grande vontade que a população do município tinha de mudar os rumos da cidade e entrou de cabeça no projeto. Poucas pessoas sabem, mas o prefeito eleito de Ministro Andreazza tem muita ligação com o prefeito eleito em Cacoal, Adailton Fúria, e esta não está apenas no fato de serem do mesmo partido. Milla foi um dos principais cabos eleitorais do deputado em Ministro Andreazza e responsável pelos mais de 500 votos que Fúria obteve na cidade vizinha. Neste caso, resta saber se Fúria também pedirá ao seu suplente Alan Queiroz que ajude Ministro Andreazza.
CALMA, JABA!!! – O vereador Mário Angelino Moreira parece não ter aceitado muito bem o resultado das eleições de 15 de novembro. Na sessão seguinte à eleição ele fez duros ataques contra diversas pessoas de grupos políticos que não apoiaram sua candidatura e usou adjetivos realmente duros. As coisas não são bem assim. A população sabe da importância do vereador Jabá Moreira nestes últimos anos, mas não precisa ser tão extremista. A eleição do deputado Adailton Fúria pode ser questionada sim, como ele também questionou a prefeita Glaucione Rodrigues em 2016, sobre o fato de deixar o mandato de deputada. Mas não se pode questionar a legitimidade da votação obtida por ele nas urnas. O vereador Mário Angelino não venceria a eleição, se tivesse os quatro ou cinco votos das pessoas questionadas por ele na tribuna e nas redes sociais, porque a diferença foi muito grande.
AGITO BEIRA-RIO – Nos últimos dias, tem havido um movimento constante de pessoas no chamado Espaço Beira-Rio. Arrancadas de motos, som automotivo, uso de bebidas e outras atividades fazem parte do agito beira-rio. Esta semana, já houve brigas, agressões e tudo mais. O Espaço Beira-Rio foi construído com emendas do ex-deputado Nilton Capixaba e custou mais de 20 milhões de reais. Desde sua inauguração, nunca atendeu as finalidades para as quais foi projetado e tudo indica que pode virar um local bem problemático da cidade, porque o número de menores ingerindo álcool no local é muito grande. As autoridades responsáveis pelos menores precisam ficar muito atentas para os fatos acontecidos no Beira-Rio, porque precisamos evitar que ocorra uma tragédia no local. As famílias que moram próximas ao espaço estão muito incomodadas com a situação.
EDIMAR KAPICHE – O vereador eleito Edimar Kapiche, que tomará posse na Câmara de Cacoal em 1º de janeiro demonstrou muita preocupação com as reuniões que têm acontecido no Espaço Beira-Rio nos últimos dias. Certamente ele está incomodado com o alto índice de consumo de bebidas no local, envolvendo menores. Por esta razão, o vereador eleito convidou diversas autoridades estaduais e municipais para uma reunião em que foi amplamente discutido o assunto, em busca de uma solução. Membros do Ministério Público, Conselho Tutelar e Prefeitura de Cacoal foram convidados a participarem da reunião, além de outras autoridades e instituições. Na discussão, ficou o entendimento de que não há necessidade de interdição do local, mas uma organização sobre horário em que as pessoa irão frequentar. Além disso, as autoridades responsáveis pelos menores precisam ficara atentas para o uso indevido de álcool, e até mesmo outras drogas, no Beira-Rio.
SEGUNDA ONDA – Muitas pessoas não estão cumprindo as normas de prevenção contra a covid-19, mas o problema é muito sério e estamos diante de uma nova onda da doença. Esta semana, os casos de internação de pessoas diagnosticadas com a covid-19 aumentaram significativamente e as coisas podem se complicar mais neste fim de ano. Uma fonte declarou para a coluna que duas ou três pessoas diagnosticadas com a covid-19 estão entre as pessoas que frequentam o Espaço Beira-Rio, porém não conseguimos a confirmação dos fatos. Ainda que os fatos não possuam relação direta com as aglomerações no Espaço Beira-Rio, as autoridades de saúde orientam que devem ser evitadas todas as formas de aglomerações, porque a capacidade dos hospitais públicos de Rondônia já está comprometida e as coisas podem piorar com as festas de fim de ano.
LIXO HOSPITALAR – A situação pela qual passa o Hospital Regional de Cacoal e o HEURO é gravíssima!! Desde o começo da semana, a empresa que trabalha na coleta de lixo hospitalar deixou de fazer o serviço, fato que promoveu o caos nas unidades hospitalares de Cacoal. Todas as cirurgias foram suspensas e muitos problemas podem acontecer, inclusive mortes, porque muitas dessas cirurgias são fundamentais para manter centenas de pessoas vivas. As autoridades precisam acordar e perceber que esta situação não pode continuar. A vida da população está em jogo. A vida de milhares de pessoas que vivem nos municípios vizinhos está em jogo. O governo de Rondônia precisa rever esses contratos de serviços nas unidades de saúde. Além da necessidade de fazer as cirurgias, existe o grave problema da pandemia que certamente pode se avolumar diante desses caos que se instalou nos hospitais estaduais em Cacoal.
LIVRES E SOLTOS – Por decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia, todos os prefeitos presos na Operação Reciclagem poderão cumprir, a partir da última quarta-feira, prisão domiciliar. Os prefeitos de Cacoal (Glaucione Rodrigues); de Rolim de Moura (Luisão do Trento); de São Francisco do Guaporé (Gislaine Lebrinha) e de Ji-Paraná (Marcito Pinto) ganharam a liberdade com restrições esta semana. Além de ficar em casa, os acusados não podem entrar em contato com outros investigados do caso. Com esta decisão do TJ/RO, a prefeita Glaucione Rodrigues e seu esposo terão que ficar em lugares diferentes, já que os dois são acusados no mesmo processo. Na mesma decisão, o Tribunal de Justiça de Rondônia proibiu os prefeitos de terem acesso às prefeituras e de deixar a cidade sem autorização judicial. Presos desde o dia 25 de setembro, certamente eles farão de tudo para não ferir as normas estabelecidas, porque não desejam passar o Natal presos em celas dos presídios estaduais. A prisão domiciliar é uma grande vitória.
ANIVERSÁRIO DE CACOAL – Na data de ontem, Cacoal comemorou seu 43º aniversário de emancipação politica e administrativa. Como é de conhecimento de todos os cacoalenses, todos os anos, nesta data, acontecem eventos muito marcantes na praça municipal. Porém, este ano será bem diferente, como tudo tem sido diferente desde o mês de março, quando iniciou oficialmente o período de restrições sociais para evitar a contaminação pelo coronavírus. Este ano, excepcionalmente, haverá apenas a ornamentação da praça, mas não vai acontecer nenhum evento que possibilite a aglomeração de pessoas. Com certeza, no próximo aniversário da cidade, esperamos que Cacoal já esteja livre da covid-19 para que a festa seja mais animada.
A Silvana Pinheiro Adame, administradora de empresas, formada em Direito pela Unesc, aguardando a segunda fase da prova da OAB, assessora técnica da Sepog, TAMBÉM LÊ TRIBUNA POPULAR