Um dos assuntos mais comentados no mundo é sem dúvida o Coronavírus, mas em Cacoal, esse “Trending tropic mundial” se divide com os comentários e expectativas para às eleições municipais. Reuniões, acordos, mudanças partidárias e a dinâmica da pré-campanha afloram na pele dos pretensos, uma ansiedade pelo futuro da governança municipal.
A preparação e a formação dos futuros representantes do povo é de suma importância para o fortalecimento da democracia e a eficiência na gestão pública. Com esse pensamento o advogado e apresentador Lúcio Lacerda, em parceria com os professores Xavier Gomes e Antônio Brito, realizaram durante três dias, um curso sobre à democracia-hierarquia das normas e competência legislativa. O curso foi realizado no auditório da Clínica Berno e contou com a Participação de vários pré-candidatos, vereadores, líderes de partidos e agentes políticos.
“Precisamos disseminar os conhecimentos sobre as atribuições dos legisladores municipais (Vereadores). À preparação dos `pretensos´ às 12 cadeiras do legislativo é muito importante para uma mudança nas melhorias das ações políticas desses agentes. Cacoal não é mais a Cassilândia, é um município referência e muito importante para o estado de Rondônia”, declarou professor Xavier, que foi vereador por 12 anos na cidade de Guajará Mirim.
Por Ricardo Duarte: colaborador da Tribuna Popular