Lúcio Albuquerque – jlucioac@gmail.com
BOM DIA 6 DE JANEIRO!
COMEMORA-SE: Dia de Santos Reis; tradicionalmente as luzes de natal se apagam nesta data. Dia da Gratidão no Brasil. Dia Mundial do Astrólogo e Dia do Mensageiro. Católicos lembram a Epifania do Senhor, Festa dos Santos Reis. Santa Rafaela.
FATOS:
353 — Último celebração do nascimento de Jesus nesta data. Daí em diante ficou em 25 de dezembro. Ortodoxos continuam comemorando a 6 de janeiro.
1412 – Nasce Joana d’Arc, heroína francesa e santa católica.
1809 — Tropas britânicas e luso-brasileiras coloniais invadem Caiena.
1835 — Início da Cabanagem, uma revolta popular e social ocorrida no Império do Brasil na antiga Província do Grão-Pará.
1852 – Morre Louis Braille, inventor do modelo de leitura para cegos.
1907 — Maria Montessori abre sua primeira escola e creche para crianças, cujo modelo é seguido até hoje.
1929 – (Santa)Madre Teresa chega a Índia para começar seu trabalho entre os mais pobres e doentes.
1946 – Nasce o guitarrista Sy Berreet, fundador do grupo “Pink Floyd”.
1943 – Primeira apresentação do programa “Um Milhão de Melodias”, na Rádio Nacional.
FOTO DO DIA: A nordestina Ceci Bittencout ficou conhecida em Porto Velho como Chica Macaxeira, mãe de santo do Terreiro São Benedito, ou Sumburucu, onde misturava práticas de Tambor de Mina, Verequete e Pajelança, usando bebidas como a Chicha e a Ayahuasca. O autor ressalta os diversos mitos, presentes no imaginário local, sobre a mãe de santo Chica Macaxeira a partir do momento em que o terreiro de São Benedito ou Sumburucu sofreu várias tentativas de destruí-lo e de acabar com o batuque. São muitas as citações sobre a vida e a obra de mãe Chica Macaxeira, que teria recebido ajuda dos encantados para protege-la e a seus adeptos. (Fonte – http://historiaecriacao.blogspot.com/ Foto: Acervo Saudosismoportovelhense)