Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 9 DE JANEIRO!
COMEMORA-SE: Dia do Fico, importante marco para a Independência brasileira, em 1822. Dia do Astronauta. Católicos lembram São Julião, Santa Basilissa, Santo André Corsini e Santo Antonio Fatati.
FATOS:
1881 – Entra em vigor a Lei Saraiva que estabeleceu o título de eleitor, voto secreto, eleições diretas a os cargos eletivos do Império brasileiro e proibiu o voto de analfabetos.
1902 – Nasce Josemaría Escrivá de Balaguer, padre e santo espanhol, criador da Opus Dei.
1908 – Nasceu Simone de Beauvoir, escritora, filósofa e feminista francesa. 1909 – Ernest Shackleton, líder da Expedição Nimrod ao Polo Sul, fixa a bandeira do Reino Unido a 180 km do Polo Sul, o ponto mais distante que alguém já havia alcançado até aquele momento.
1920 – Nasce João Cabral de Melo Neto, poeta e diplomata brasileiro, autor do clássico “Morte e Vida Severina”.
1923 – O espanhol Juan de la Cierva faz o primeiro voo de autogiro, o antecessor do helicóptero.
1944 – Nasceu o guitarrista Jimmy Page, um dos fundadores da banda Led Zeppelin.
1944 – Nasce Henry Sobel, rabino judeu primeiro a levantar, em 1975, a suspeita de que Vladimir Herzog, jornalista, não se suicidara.
2007 – O americano Steve Jobs, o CEO da Apple, apresenta o iPhone original em um Macworld keynote em São Francisco.
FOTO DO DIA: 1976 – Ônibus de “turismo” da Viação Cascavel, que transportava migrantes do Paraná para ocupar as terras rondoniense, semienterrado numa das muitas valas abertas na BR-364, essa aí no trecho entre Cacoal e Ji-Paraná, aproximadamente na região do Muqui, onde ficavam os piores atoleiros da estrada. Muitas vezes ônibus e/ou caminhões ficavam dias retidos nesses lamaçais, e houve casos em que carros e, pelo menos um ônibus, ficaram soterrados dentro de um dos atoleiros entre Presidente Médici e Pimenta Bueno. Assim foi parte da migração para as terras férteis de Rondônia, numa estrada onde diversas vezes as pessoas ficavam isoladas sem nem ter o que comer, ou uma água para tomar.