Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 19 DE FEVEREIRO!
COMEMORA-SE
Dia do Dia do Esporte e do Esportista. Católicos lembram São Conrado e São Bonifácio. Beato de Liébana.
FATOS
1473 – Nasceu Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar.
1649 — Ocorre a Segunda Batalha de Guararapes, acabando efetivamente com os esforços da colonização holandesa no Brasil.
1822 – Morre Madre Joana Angélica, considerada heroína da Independência; e mártir da Fé.
1878 — É patenteado o fonógrafo de Thomas Edison. 1921 – É fundado o Jornal Folha de São Paulo.
1926 – Um exemplar da bíblia de Gutenberg, o primeiro livro impresso, é leiloado em Nova York por 106 mil dólares.
1972 – Foi realizada a primeira transmissão pública de TV em cores no Brasil, a Festa da Uva, em Caxias do Sul.
1986 – Nascimento da futebolista alagoana Marta Vieira da Silva, a Marta (35 anos) – foi escolhida como melhor futebolista do mundo por seis vezes, sendo cinco de forma consecutiva. Um recorde não apenas entre mulheres, mas também entre homens.
2002 — Sonda espacial 2001 Mars Odyssey, da NASA, começa a mapear a superfície de Marte usando seu sistema de imagem de emissão térmica.
2020 – Morre o grande nome do filme de terror brasileiro José Mojica Marins, conhecido por “Zé do Caixão”.
FOTO DO DIA
No dia 6 de agosto de 1983 o Estado de Rondônia, criado em dezembro de 1981, teve promulgada, pelo deputado José Bianco presidente da Assembleia Constituinte, o que o ministro da Justiça Abi-Ackel havia dito quando da instalação do Estado, a sua “certidão de Nascimento”. Foi um dia tenso porque, irritado com as críticas feitas a ele por deputados que alegavam um acordo não cumprido pelo governador Jorge Teixeira, e, por represália, este teria dito a algumas pessoas que não iria à promulgação, realizada no ginásio de esportes “Cláudio Coutinho”, mas foi, apesar de ter chegado atrasado, com os ministros Abi-Ackel e Mário Andreazza, do Interior. Presidida por José Bianco, a primeira Constituinte rondoniense teve como relator final o deputado Amizael Gomes da Silva. A foto é da capa do jornal Alto Madeira, edição do dia 7 de agosto.