6.3 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 19, 2024

Buy now

spot_img

Coluna do Xavier – Cacoal: Os Distritos, o Esporte e as Escolinhas (05.03.2021)

Francisco Xavier E1599229223641

A população de Cacoal certamente está muito acostumada a ouvir, durante as campanhas municipais, os candidatos a vereadores que prometem trazer indústrias, gerar empregos, investir na agricultura, construir escolas, pontes e tudo mais, além de estabelecerem como prioridades das campanhas a saúde, a educação a segurança e o esporte. Essas quatro pilastras são decantadas em todos os bairros da cidade e, claro, nos distritos, porque a ideia é buscar votos em todos os rincões. Logicamente que as prioridades são faladas durante a campanha, porque, depois de tomarem posse, os vereadores de nossa Urbe Obediana priorizam mesmo as viagens de turismo cujo destino é a cidade de JK, no Planalto Central. Há quem acredite que os vereadores viajam a Brasília para buscar recursos, mas qualquer pessoa minimamente informada sabe que isso é mentira. Os objetivos são dois: pegar diárias e fazer turismo, deixando para trás os problemas do município…

Como saúde e educação são temas mais abordados, vamos aludir nesta coluna o desporto, citado de modo cristalino no Art.111 da Lei Orgânica de Cacoal; mas ignorado solenemente pela edilidade. Na realidade, é difícil acreditar que nossos vereadores algum dia abriram a LOM, porque muitos deles estão robotizados para repetir falas ou discursos que evidenciam claramente a desinformação. Pois, bem! No artigo aludido, está registrado que “a municipalidade tem o dever de fomentar práticas desportivas na zona rural e urbana do município”. Para não cometer injustiça, é preciso registrar que diversas administrações, incluindo-se a Administração de Seo Antunes, possuem atividades frequentes de escolinhas em Cacoal, oferecendo atividades esportivas para crianças de todos os setores urbanos. Incontáveis vezes, já presenciei os monitores da AMEC visitando escolas estaduais e municipais e chamando as crianças para as escolinhas da AMEC. Aliás, esse trabalho merece elogios, principalmente o trabalho feito pelo professor Wellington Nunes, durante a gestão de Glaucione Maria, quando as escolinhas funcionaram muito bem. Estou falando de escolinhas urbanas…

No setor rural do município, não existe nenhuma oferta de prática esportiva para crianças oferecida pela municipalidade, nos últimos 20 anos, o que é uma coisa vergonhosa. Durante a campanha eleitoral, o setor rural é importante para os candidatos. Depois da campanha, as famílias e as crianças do setor rural são ignoradas completamente. Isso tem sido uma tradição das administrações e dos vereadores. Aliás, durante a legislatura passada, havia na Casa Obediana pelo menos 10 vereadores “defensores do esporte”. A coisa mais significativa que os vereadores anteriores fizeram pelo esporte foi doar a metade do terreno da Vila Olímpica para o governo de Rondônia. A outra metade está abandonada. Quando foram questionados, cada vereador arrumou a desculpa mais esfarrapada do mundo e a coisa caiu no esquecimento. Como não podemos fechar os olhos para as verdades, tenho que registrar que o vereador Paulinho do Cinema, há anos, apoia muito os jovens do distrito de Riozinho e ajuda muito nas atividades esportivas. Isto não pode ser negado! Aliás, o exemplo do Paulinho deveria ser seguido por outros vereadores. Estimular a prática esportiva é muito melhor que fazer barracos no Plenário da Câmara…

Para os vereadores não falarem que não sabem como ajudar, registro que no distrito de Divinópolis, o Gilmar Felberg construiu em sua propriedade um belíssimo gramado cuja finalidade é instalar a Escolinha Pomerana de Futebol. Belíssima iniciativa!!! Mas falta apoio, faltam equipamentos, materiais didáticos, infraestrutura. Tudo isso pode ser resolvido, caso os vereadores queiram ajudar. E como é possível ajudar a Escolinha Pomerana de Futebol?? Basta que nossos vereadores cobrem de Seo Antunes a aplicação do Art.111 da Lei Orgânica. A prática esportiva é fundamental na formação de crianças e jovens!! Estimula o aspecto intelectual; consolida a parte motora; integra socialmente; afasta do crime; forma excelenteS cidadãos e abre caminho para a formação de atletas profissionais. Claro que formar atletas profissionais não é a prioridade; a prioridade é oferecer a oportunidade de esporte e lazer às crianças e formar cidadãos. Como a iniciativa da escolinha de futebol em Divinópolis pode ser ignorada pelas autoridades municipais, as pessoas e empresas podem ajudar nesse projeto. Basta falar com o Gilmar Felberg (9 8488-4892) e perguntar como é possível ajudar. Já existem diversas empresas e pessoas ajudando no projeto. Em breve vamos divulgar os nomes, porque é importante dizer quem são as empresas e pessoas que apoiam o esporte e o lazer para crianças…

O Poder Judiciário também pode ajudar muito nesse projeto. Como?? É muito fácil!! Basta destinar parte das multas aplicadas em pessoas que pagam punições para a compra de materiais didáticos para a Escolinha Pomerana de Futebol. Pelas informações que tenho, a escolinha de Divinópolis pode oferecer atividade de esporte e lazer para cerca de 200 crianças do distrito. Número absolutamente significativo!! Depois que a Câmara de Cacoal doou o terreno da Vila Olímpica, bem que os atuais edis poderiam tomar uma atitude para mudar a imagem que ficou de posição contrária do legislativo ao esporte. Já que nossa cidade banca com orgulho as viagens de turismo que os vereadores fazem para Brasília, por que não aplicar a Lei Orgânica e bancar o desporto nos distritos? A escolinha de formar vereadores turistas já está consolidada; agora precisamos trabalhar para consolidar a escolinha que pode formar cidadãos conscientes, através da prática esportiva… Tenho dito!!!

FRANCISCO XAVIER GOMES

Professor da Rede Estadual e Articulista

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles