A deputada apresentou o plano durante entrevista numa rádio em Porto Velho
Evitar o fechamento total do comércio para preservar os empregos e a geração de renda é um dos compromissos da deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO). Nesta terça-feira (16) a parlamentar encaminhou um ofício ao governador de Rondônia Marcos Rocha, sugerindo medidas para evitar o fechamento do comércio e a aglomeração de pessoas. A deputada apresentou o plano durante entrevista numa rádio em Porto Velho.
As sugestões foram elaboradas com o apoio do Presidente da Fecomércio de Rondônia, Raniery Araújo Coelho, Presidente do Sindicato dos Médicos de Rondônia ( Simero) Drª Flávia Lenzi e outras lideranças empresariais. Entre as ações sugeridas estão, a redução dos impostos sobre as empresas de transporte de passageiros por aplicativos e táxis, aumento da frota de veículos do transporte coletivo e implantação de um disque denúncias 24 horas de aglomerações, festas clandestinas e atitudes que descumpram as regras restritivas.
A deputada também propõe a expansão dos horários de funcionamento do comércio ao em vez de reduzir o tempo de funcionamento para evitar aglomeração, redução da capacidade de ocupação dentro dos estabelecimentos, controle de pessoas na entrada para evitar ultrapassar o limite permitido e reforço da fiscalização sobre as medidas preventivas e conscientização sobre a importância das medidas preventivas.
“É certo que a vida vem em primeiro lugar, mas precisamos conciliar as medidas restritivas e sanitárias com a economia e a geração de emprego e renda”, argumentou.
No documento, a deputada defende que a disseminação do vírus, acontece durante festas, churrascos e aglomerações clandestinas e não por meio do setor produtivo, já que os empresários tem protegido os funcionários e clientes, cumprindo a legislação em vigência, com o uso de máscaras de proteção facial, distanciamento e disponibilização de álcool gel.
“A preservação da vida precisa sempre estar em primeiro lugar, no entanto, não podemos esquecer da saúde econômica. O comércio não pode ser o vilão da pandemia. Nos últimos dias tenho recebido inúmeros pedidos de socorro, que vem de várias cidades de Rondônia e diante desses pedidos, espero que o governador atenda o meu apelo e não decrete o lockdown no estado”, espera a deputada.
Jaqueline ainda destacou que em Rondônia, segundo dados oficiais da Junta Comercial, 10.752 mil empresas encerraram as atividades, somente nos cinco primeiros meses de pandemia, isso sem contabilizar as empresas que fecharam as portas até o presente momento ou que encerraram as atividades e ainda não deram baixa.
A parlamentar defende ainda que é preciso evitar que o caos seja instalado na vida das pessoas por falta de emprego e renda, fechamento de empresas, fome, miséria, desabastecimento e outras situações. “O setor produtivo respeita os protocolos de segurança e poderá funcionar como um aliado no controle e combate a pandemia”, concluiu.
Fonte: Assessoria