Neste final de semana, (sábado 20), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos completou 52 anos de fundação em meio a um cenário marcante para a história da estatal. Colaborando com os esforços de todo o mundo no enfrentamento à pandemia, os Correios têm se dedicado, mais do que nunca, à missão de conectar pessoas, instituições e negócios num contexto em que o distanciamento social se faz necessário. A empresa conseguiu absorver o crescimento do volume de encomendas – fenômeno que foi acelerado pelo aumento do e-commerce -, ao passo que manteve as agências abertas para atender à população; concluiu com êxito importantes operações como a entrega dos livros didáticos e a logística do ENEM; e ainda dispôs a sua capacidade e capilaridade para atender novas demandas decorrentes do atual momento, como a distribuição de remédios, vacinas e material viral para estudos científicos, além do transporte de mantimentos doados às famílias em situação de vulnerabilidade. Para que toda essa infraestrutura fosse mantida, a segurança e a integridade da força de trabalho e dos clientes foi garantida pela adoção de diversas medidas pela diretoria. Com isso, as entregas à sociedade foram preservadas, assim como tiveram continuidade as ações para tornar a empresa novamente sustentável e reequilibrada financeiramente. A diretoria dos Correios continuou a implementar uma série de iniciativas com foco na otimização de recursos e redução das despesas, o que tem possibilitado a realização de mais investimentos na estatal. Como exemplo, cita-se a aquisição de novos equipamentos e veículos, a modernização dos processos operacionais e do portfólio de produtos e serviços, que aceleram a adaptação da empresa à era digital. Considerando as transformações que estão sendo discutidas para o setor postal, essas e outras inovações irão contribuir para um melhor desempenho dos Correios, tornando-os cada vez mais competitivos. Orientados para o futuro, os Correios seguem alinhados às tendências do setor postal, para se tornarem, cada vez mais, uma empresa dinâmica e em sintonia com a nova realidade do mercado – servindo, assim, com excelência, à sociedade brasileira. |