O vereador Romeu Moreira tem iniciado um trabalho intenso no sentido de mobilizar parceiros e garantir a inclusão de Cacoal na Rota do Cacau no estado. A retomada da cacauicultura no estado está prevista nas diretrizes do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES).
Hoje em Cacoal, a lavoura cacaueira não tem grande relevância no município, que já foi referencia na produção de cacau em Rondônia, tendo aí, inclusive, a origem do seu nome. Mas segundo o vereador cacoalense, esse cenário irá mudar.
“Não queremos que Cacoal fique para trás e por isso iniciamos um trabalho de mobilização entre os diversos setores, para o fomento da cacauicultura em nosso município. Hoje está prevista a implantação do projeto Rota do Cacau de Rondônia e vamos nos esforçar ao máximo para que o nosso município seja incluído”, ressalta Romeu Moreira.
Com este objetivo, o vereador tem se encontrado com diversas lideranças. Nos últimos dias, acompanhou o vice-governador de Rondônia, Zé Jodan, em visitas a alguns agricultores que tem se destacado na atividade. Em Rolim de Moura, por exemplo, em uma propriedade de 2,5 alqueires, o produtor rural Celso Klipel tem uma produção bastante diversificada, que inclui café, banana, mandioca, frango caipira, porco e peixe.
“Mas o que nos chamou mesmo a atenção foi a produção de cacau. Produz o ano inteiro, com maior volume de março a setembro, complementando a renda da família”, destacou Romeu Moreira.
Em todo o estado, o cacau volta a despertar o interesse pela produção devido aos bons preços que o produto tem conquistado no mercado e a boa produtividade e qualidade alcançadas pelos cacauicultores rondonienses.
O projeto da Rota do Cacau é uma proposta do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR)para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva do cacau e chocolate, que prevê a estruturação de polos de desenvolvimento regional. “Vamos trabalhar para que Cacoal seja um destes polos”, garantiu Romeu.
Diante deste cenário extremamente favorável, que o vereador quer buscar junto ao Governo de Rondônia e de outros órgãos parceiros, fortalecer na região de Cacoal ações de revitalização das lavouras existentes e também a implantação de novas lavouras. “É preciso alavancar a produção de cacau, mais ou menos como foi feito com o café. Com a adoção de tecnologia, por meio da seleção de clones geneticamente superiores. Isso não só aumenta a capacidade produtiva das lavouras cacaueiras, como melhora a resistência e a tolerância às pragas e doenças.
PRÓ CACAU
No dia 23 de abril, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal, o vereador Romeu Moreira realizou para a consolidação do Movimento Pró Cacau. O objetivo é unir forças e promover a criação de mecanismos e ações visando incentivar e potencializar a produção e comercialização de cacau em Cacoal.
Neste primeiro encontro, participaram representantes da Prefeitura de Cacoal, Câmara Municipal de Vereadores, CDL, Associação de Indústria e Comércio (Acic), Conselho de Desenvolvimento Rural, Emater, Ceplac, Sebrae, Secretaria Executiva Regional do Governo de Rondônia, Cooperativas Agrícolas, lideranças indígenas, profissionais de agronomia, produtores rurais e apoiadores do projeto de revitalização da cacuicultura.
“Queremos despertar o nosso município para uma nova era na cultura do cacau. Estamos contatando diversos parceiros com este objetivo e convidamos todos aqueles que tenham esse objetivo comum, que se unam a nós neste projeto”, concluiu o vereador Romeu Moreira.
(Assessoria)