O aparelho atenderá mulheres da região que envolve 34 municípios
A Câmara Municipal de Cacoal, por unanimidade, aprovou no dia 03/05, a moção de apelo 02, de autoria do vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), para que o Governo do Estado de Rondônia, SESAU e Hospital Regional de Cacoal, tomem medidas necessárias para instalação do aparelho de mamografia digital cm contraste, fruto de emenda parlamentar do ex-deputado federal Nilton Capixaba (PTB/RO), visando atender as mulheres das 34 cidades que compõem a regional II da capital do café. Recentemente o vereador propôs moção para instalação dos 09 leitos de UTI Neonatal no complexo HRC.
De acordo com o vereador, a mamografia é um dos exames obrigatórios para mulheres de 40 anos ou mais visando o diagnóstico de câncer de mama. No Brasil, o aparelho chegou na década de 1970, graças ao esforço do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.
“Esperamos que o Governo do Estado aja com celeridade e instale o aparelho de mamografia o quanto antes para atender a nossa população. Vale ressaltar que o PTB/RO já destinou mais de R$ 20 milhões de reais para atender a média e alta complexidade de saúde do Estado. Máquinas de hemodiálise, endoscopia, tomografia, ressonância magnética, ultrassom, raio-x, projetor oftalmológico, equipamentos para UTI’s adulto, pediátrica e neonatal, além da mamografia são realidades no complexo de saúde, fruto do trabalho em parceria com a gestão do ex-diretor Marco Aurélio Vasques” destacou o vereador.
“Agradeço aos pares desta Casa de Leis e solicito que as Câmaras das 33 cidades que compõem nossa regional façam o mesmo ato político para sensibilizarmos a comissão de saúde da Assembleia Legislativa e o Governo do Estado a quem está moção é encaminhada. Nosso Gabinete está aberto para dar orientação e participar de reuniões virtuais para confecção de moção de apelo da sua cidade e juntos ratificarmos o nosso pedido para instalação das UTIs neonatais no Hospital Regional de Cacoal” destacou dr. Paulo.
(Assessoria de imprensa)