Reuters – O Brasil, o maior exportador de carne bovina do mundo, suspendeu as exportações de carne bovina para seu principal cliente, a China, após confirmar dois casos de doença “atípica” da vaca louca em duas fábricas de carne domésticas separadas, disse o Ministério da Agricultura no sábado.
A suspensão, que faz parte de um pacto de saúde animal firmado entre China e Brasil e visa dar tempo a Pequim para fazer um balanço do problema, começa imediatamente, disse o ministério em um comunicado. A China decidirá quando começar a importar novamente, acrescentou.
A suspensão é um grande golpe para os produtores brasileiros: China e Hong Kong compram mais da metade das exportações de carne bovina do Brasil.
Os casos foram identificados em frigoríficos de Mato Grosso e Minas Gerais, informou o ministério. Dizem que são o quarto e o quinto casos de doença “atípica” da vaca louca detectados no Brasil em 23 anos.
Os dois casos foram confirmados na sexta-feira, depois que amostras foram enviadas ao laboratório da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em Alberta, Canadá, disse o ministério. Posteriormente, a OIE foi informada dos dois casos, em conformidade com as normas internacionais, informou o ministério.
O ministério disse que não há risco para a saúde humana ou animal.
O governo do Brasil espera que a suspensão seja levantada rapidamente. O poderoso setor de agronegócio do país é um dos principais motores de sua economia de longa data. A China é o principal parceiro comercial do Brasil e compra grandes quantidades de suas commodities.