Operação Joker investiga grupo com atuação em pelo menos quatro estados: MG, MS, GO e SP
Foram cumpridos mandados em MG, GO, SP e MT, sendo 19 de busca e apreensão, 7 de prisão preventiva e 3 de prisão temporária, todos expedidos pelo juízo da 3ª Vara Criminal de Uberaba/MG, além do bloqueio de 27 contas e o sequestro de 27 veículos.
Com foco no grupo criminoso com atuação nesse município mineiro, onde há maior concentração de integrantes, as investigações apuraram que os entorpecentes saem do estado do Mato Grosso em direção à Goiânia/GO. Armazenados, são então remetidos para Uberaba/MG, para posterior fracionamento e distribuição a traficantes da região nordeste do estado de São Paulo.
Constatou-se que a associação possui hierarquia e subdivisão de tarefas entre seus integrantes, os quais são facilmente substituídos na ocorrência de prisões.
Foi descoberto ainda que a organização promove a lavagem de capitais auferidos com a atividade ilícita por meio de estabelecimento empresarial e de contas bancárias, de forma fracionada e em espécie.
Também foi revelado que utilizam dados falsos ou de terceiros para o registro dos veículos empregados na atividade ilícita e nos adquiridos com dinheiro proveniente dos crimes.
Os investigados poderão responder pelas condutas previstas nos artigos 33 e 35 combinados com art. 40, inciso V, da Lei 11.343 e art. 1º da Lei 9.613/98.
(Comunicação Social da Polícia Federal em Uberaba).