O Município de Cacoal teve uma surpreendente retomada da economia e nos três primeiros trimestres do ano, o setor de serviços, o comércio e a indústria foram responsáveis pela maioria das 6.537 contratações. Embora no período também tenha havido demissões, o saldo positivo de contratações deste ano foi 4 vezes superior em relação ao mesmo período do ano passado.
Outro dado bastante relevante, que mostra o desenvolvimento e o crescimento da cidade, foi o saldo positivo de 141 empresas, entre abertas e fechadas, no mesmo período. Novas empresas significam perspectivas de abertura de novas vagas de empregos e a chance de um recomeço para centenas de pais e mães de família.
Os dados que permitem a aferição do saldo entre contratações e demissões é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em relação ao saldo entre abertura e fechamento de empresas, os dados são da Junta Comercial de Rondônia (JUCER). Ambos os balanços são amplamente positivos e mostram um importante crescimento da atividade econômica nos últimos meses.
O Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Elizeu Dias, afirmou que um dos fatores que contribuíram para a retomada do crescimento da economia no Município foi a decisão do prefeito Adailton Fúria em não restringir tanto a atividade econômica, mesmo durante a pandemia. Em vez de decretar lockdown, o prefeito preferiu permitir aos comerciantes abrir o comércio, desde que adotando medidas de segurança recomendas pelos órgãos de saúde e de vigilância sanitária.
<strong>INFLUÊNCIA DO POLO EDUCACIONAL</strong>
De acordo com o Caged/IBGE, 41% das contratações foram de jovens na faixa etária de 18 a 24 anos. O comércio também tem buscado pessoas com pelo menos o ensino médio completo, mas encontrar pessoas qualificadas em Cacoal não tem sido um problema sério, tendo em vista que o município é o principal polo educacional do estado, concentrando em seu território um grande número de faculdades, escolas técnicas e institutos de tecnologia.