Sim, é possível variar a fonte e consumir diferentes alimentos ricos em fibra, do café da manhã até a hora da janta
Ingerir fibras todos os dias é como um bálsamo para o nosso corpo. Ele passa a funcionar melhor, regula o intestino, acaba com o inchaço, traz uma sensação de saciedade e até melhora o humor.
Mas para conseguir todos esses benefícios, é preciso incluir alimentos com fibras em todas as refeições do dia. Até porque o ideal é ingerir 25 gramas desse componente todos os dias, o que não é uma tarefa tão fácil assim.
Na lista dos alimentos naturais com boa quantidade de fibra estão os cereais, frutas, leguminosas e hortaliças. Quanto mais variada forem as fontes desse componente, melhor para todo mundo. Mas como variar esse consumo para garantir o mínimo recomendado e não enjoar da mesmice? Veja algumas dicas!
No café da manhã
O café da manhã é a principal refeição do dia e isso não é por acaso. Afinal, tudo aquilo que comemos de manhã tem o papel de repor as energias que foram perdidas durante a noite e é por isso que o café da manhã precisa ser rico em fibras e nutrientes.
Então, aposte nas frutas (como maçã, pera, ameixa e laranja, consumindo a casca sempre que possível) e também em aveia, granola e sementes, como abóbora, chia e linhaça (que podem ser colocadas em frutas, iogurtes, vitaminas ou, até mesmo, nas receitas de bolos e pães).
E caso você seja do time que não abre mão de um pãozinho pela manhã, opte pela versão integral ou, então, aqueles que contenham grãos, cereais ou leguminosas na receita.