O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha esteve em Cacoal no final da tarde e início da noite desta quarta-feira (01), para a entrega oficial das obras de ampliação e reforma geral do Aeroporto Capital do Café. Além de, praticamente, dobrar de tamanho, o aeroporto agora passa a contar com todo o sistema de operação por instrumentos.
Antes, o piloto podia contar apenas com a sorte de ter as “condições visuais” favoráveis, e também com a sua experiência e muita fé para pousar e decolar em Cacoal. Por falta destas condições, por muitas vezes os pilotos sobrevoavam a cidade mas precisavam retornar ao aeroporto de Cuiabá (MT) por não ter a mínima visão da pista (devido à chuva, neblina, etc).
Quanto aos voos, em sua fala o governador de Rondônia destacou que o Estado não pode obrigar uma empresa privada a executar nenhuma ação, mas garantiu que o Governo de Rondônia cumpriu todas as exigências e está fornecendo uma estrutura totalmente renovada e moderna para que a Azul Linhas Aéreas volte a operar no município.
Segundo Marcos Rocha, a empresa aérea manifestou, junto ao Estado, o interesse em retomar as atividades em Cacoal ainda este ano.
Durante a cerimônia, o diretor geral do DER, Elias Rezende, também apresentou a documentação protocolada junto à ANAC para a certificação do aeródromo cacoalense.
(Da Redação – Tribuna Popular)