11.9 C
Nova Iorque
quarta-feira, dezembro 18, 2024

Buy now

spot_img

Coluna Boca Maldita – CASO DE POLÍCIA!!!

VEREADORES DE CACOAL

Na última segunda-feira, os vereadores de Cacoal encerraram as atividades do ano de 2021. Eles, agora, ficarão até a primeira semana de fevereiro curtindo o “merecido” descanso e renovando as ideias para começar o próximo ano certamente apresentando muitos projetos para melhorar a vida dos cacoalenses. O vereador Romeu Moreira apresentou este ano um projeto para mudar a regra da Câmara de Cacoal e reduzir o período em que a Casa de Leis fica sem deliberar matérias, mas o projeto não foi aceito pela maioria dos vereadores e não existe mais a possibilidade de mudar antes de 2024. Conforme as leis em vigor, as matérias rejeitadas não podem ser apresentadas na mesma legislatura. Como este longo período de inatividade nas deliberações causa prejuízos à população, esperamos que os vereadores que serão eleitos em 2024 façam essa alteração na legislação municipal. A Constituição Federal determina que o recesso de vereadores, deputados e senadores deve ter, no máximo 55 dias. O problema é que, por várias vezes, os atuais vereadores já afirmaram que o que vale é o Regimento Interno da Câmara de Cacoal, que foi criado em 1984, ainda no período da Ditadura Militar.

PROJETOS DOS VEREADORES

Quando aconteceram as eleições em 2020, a população de Cacoal comemorou muito o fato de ter havido uma mudança significativa no legislativo. Apenas os vereadores Paulino do Cinema e Corazinho foram reeleitos. O presidente da Câmara Municipal, João Paulo Picheck já exercia o mandato, mas havia assumido poucos dias antes da eleição, quando a vereadora Maria Simões decidiu assumir o cargo de prefeita, em substituição à prefeita Glaucione Rodrigues. Nossa sugestão para os eleitores de Cacoal é que façam uma pesquisa no portal da Câmara de Cacoal para descobrir quais foram os projetos apresentados pelos vereadores, sobre educação, saúde, meio ambiente e outras áreas que eles citavam com frequência nos discursos de campanha no ano passado. Naquele tempo, eles falavam muito em trazer indústrias para o município, gerar empregos, mudar a educação, saúde e todos os setores da sociedade. Uma pesquisa sobre o assunto pode ser muito importante para que a população possa cobrar dos nossos vereadores os projetos que eles prometeram na campanha.

CASO DE POLÍCIA

Falando em vereadores, algumas mulheres do serviço público de Cacoal já foram constrangidas por um dos vereadores que adotou a mania de enviar “nudes” para elas em mensagens privadas. Essa prática precisa ser combatida com rigor, porque as mulheres da nossa cidade merecem o mínimo de respeito. É humilhante uma senhora casada dedicar seu tempo trabalhando para a população e ser agredida desta forma. Pelas informações que chegaram à nossa redação, pelo menos quatro servidoras públicas de Cacoal já foram vítimas desta conduta reprovável. Por uma questão de preservar as mulheres que receberam as imagens pornográficas, não vamos revelar nenhum nome. Pela mesma razão, não vamos revelar o nome do vereador que pratica esse tipo de baixaria, mas ele deveria colocar a mão na consciência e ter o mínimo de respeito pelas mulheres de famílias que prestam serviço nas instituições públicas municipais. O mais abominável nessa história é que todos os políticos pregam a moralidade, os valores familiares e os bons costumes. Aliás, essa conduta deixa claro que todas as homenagens feitas para as esposas dos nobres vereadores, no Dia Internacional da Mulher, não passam de demagogia. As mulheres merecem respeito!!!

PRIMEIRA DAMA

E como o assunto é sobre mulheres, vale a pena registrar um fato muito positivo. A primeira-dama de Porto-velho, Ieda Chaves tem desempenhado um excelente trabalho social a favor da população da capital. Ela realiza voluntariamente diversas ações sociais, campanhas de arrecadação de donativos e lidera a campanha em favor da vacinação de todos os habitantes da cidade. Por este trabalho voluntário, Ieda Chaves tem recebido inúmeros elogios dos porto-velhenses e seu trabalho é reconhecido por diversas instituições públicas e privadas. Segundo relatos de muitos moradores da capital, havia muitas décadas que Porto-Velho não tinha uma primeira-dama tão atuante. No caso da esposa do prefeito da capital, ela não possui nenhuma nomeação na prefeitura e dedica grande parte do seu tempo para ações sociais. Seria muito importante que as demais primeiras-damas de Rondônia pedissem uns conselhos para dona Ieda Chaves, mas, infelizmente, em muitos municípios do interior do estado, vários prefeitos nomeiam suas esposas apenas para aumentar a renda da família e não se tem conhecimento de nenhuma ação social liderada pelas esposas dos prefeitos. Lamentável!

SÉRGIO MENEGUELLI

Os vereadores de Cacoal fecharam o ano com uma palestra do ex-prefeito de Colatina,  Espírito Santo, Sérgio Meneguelli. Ele esteve em Cacoal para contar sua história de vida e para conhecer o estado de Rondônia. Pela palestra, que durou cerca de uma hora e meia, o ex-prefeito recebeu 15 mil reais, conforme documento de contratação da palestra divulgado no Portal da Transparência do Poder Legislativo. A contratação da palestra dividiu as opiniões e vários vereadores declararam que não aprovam os gastos com esse tipo de medida. Uma rápida pesquisa na internet prova que Sérgio Meneguelli não teve grandes realizações, quando foi prefeito do município capixaba, mas os vereadores fizeram muitos elogios ao visitante. Mesmo em tempos de pandemia, o auditório da Câmara de Cacoal estava lotado e muitas pessoas sequer usavam máscaras de proteção. Vale lembrar que os vereadores mudaram o horário das sessões ordinárias da Casa de Leis, alegando que a pandemia não permite grande público no auditório.

AUTORIDADES CONSTRANGIDAS

A fala do ex-prefeito de Colatina deixou todos os vereadores e o prefeito visivelmente incomodados. Ele criticou com muito vigor os salários dos vereadores, o recebimento de diárias e a ornamentação natalina. Ao fim da palestra, o prefeito Adailton Fúria também contou sua trajetória política para o público presente e convidou Serginho Menegueli para passear no trenó do Papai Noel. Aliás o público presente, que foi selecionado pelos vereadores, aplaudiu muito todas as falas do palestrante,  quando ele criticava os gastos com dinheiro público. Algumas pessoas que foram ao local comentaram nas redes sociais que Sérgio Meneguelli não fez nenhuma crítica aos vereadores de Cacoal, mas o capixaba deixou bem claro que os vereadores de Colatina recebem menos de 4 mil reais e a cidade tem uma população maior que Cacoal. Além disso, ele disse que o salário do prefeito por lá é de cerca de 7,5 mil reais líquido, bem menos do que os 25 mil reais que recebe o prefeito de Cacoal. Se os vereadores de Cacoal e o prefeito Fúria consideram isso como elogio, fica complicado explicar a história.

FATO HISTÓRICO

Na última quarta-feira, os deputados estaduais protagonizaram um fato inédito na História de Rondônia. Eles aprovaram inúmeros projetos todos por unanimidade e sem que houvesse nenhuma discussão acirrada. Entre esses projetos estavam diversas propostas dos próprios deputados e vários projetos de autoria do Poder Executivo de Rondônia. Segurança pública, educação, saúde, meio ambiente e uma infinidade de outros temas estavam na pauta da Assembleia Legislativa do estado. O clima de harmonia entre os deputados era tanto que ninguém conseguia diferenciar os lideres do governo e os deputados mais arredios. Além disso, os servidores públicos que estavam na galeria da ALE nunca foram tão elogiados pelos deputados. Durante a sessão, os deputados disputavam freneticamente uma vaga para usar a tribuna e elogiar os trabalhadores do serviço público do estado. E nem deu para identificar quantos deles fizeram enorme esforço para aparecer como o “pai da criança” sobre vários dos projetos em deliberação.

SAÚDE E EDUCAÇÃO

Na citada sessão da Assembleia Legislativa, dois projetos eram esperados com muita ansiedade pelos trabalhadores. Um deles era o projeto que trata do abono do FUNDEB para os profissionais da educação. O outro tinha como conteúdo o Plano de cargos e carreira dos trabalhadores da saúde de Rondônia. Com certeza, essas foram as duas matérias mais paparicadas pelos deputados principalmente pela presença de grande público dessas duas categorias. Os discursos dos deputados foram emocionantes e todos eles fizeram questão de afirmar que sempre defenderam a saúde a educação. Claro que as coisas não são bem assim,  mas os servidores não contestaram as falas dos deputados, porque o maior objetivo era a aprovação dos projetos. Apenas para refrescar a memoria de nossos deputados, existe muita reclamação em todas as escolas públicas da rede estadual, por causa do fim da escolha democrática de diretores de escolas, matéria que também foi aprovada por unanimidade na Casa de Leis. Os professores consideram um retrocesso sem precedentes e afirmam que as escolas estavam bem melhores quando a comunidade podia votar e escolher os diretores. Mas ainda é possível que os deputados pautem outra matéria e mudem essa situação.

CACOAL IN FOCO

Nossa coluna precisa fazer um registro importante: agora temos na cidade mais uma rádio. A Rádio Web “Cacoal In Foco” liderada pela simpática apresentadora Luciana Kester. Durante a programação, ela trata de diversos temas de relevância para a população e reserva bons momentos para as pautas mais lúdicas, o que dá ao programa um toque de leveza muito legal. Claro que todos os comunicadores da cidade possuem muito talento e prestam excelentes serviços à população, mas esse registro precisa ser feito para reconhecer o trabalho que tem sido feito por Luciana e sua equipe. Outra coisa interessante é que a rádio abre espaço para pessoas que não são famosas, mas que possuem capacidade para dar boas informações. Caso a metodologia aplicada pela Luciana seja mantida, certamente teremos a possibilidade de ver surgir em Cacoal muitos talentos que podem ser aproveitados em nossa cidade. Fica a dica!

 

 

 

 

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles