Na última semana, o vereador Romeu Rodrigues Moreira esteve em Porto Velho, onde foi homenageado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia por seu apoio e ações em prol da corporação, como empresário e agora também como vereador em Cacoal.
A homenagem aconteceu durante solenidade alusiva ao Dia do Patrono dos Bombeiros Militares do Brasil, no Teatro Estadual Palácio das Artes, no dia 10. Romeu foi agraciado com a “Medalha CAP. BM Esron Penha de Menezes”, em reconhecimento aos notáveis serviços prestados à corporação ao longo dos anos.
E foi aproveitando a necessidade de deslocamento à Capital de Rondônia, que Romeu Moreira realizou uma série de visitas a instituições e órgãos públicos em busca de parcerias visando a implantação de projetos e ações em benefício da comunidade cacoalense.
Entre os dias 08 e 11 de dezembro, fizeram parte da agenda do vereador cacoslense visitas à Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater). Na Emater, Romeu conversou diretamente com o diretor-presidente da Entidade, Luciano Brandão, e também com o gerente técnico, Francis Rafael. “A reunião foi produtiva no intuito de buscar parceria e cooperação para a distribuição de mudas de cacau para os produtores de Cacoal e região”, destaca o vereador.
Na Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Romeu esteve reunido com Evandro César Padovani, secretário estadual de Agricultura, juntamente com Janderson Dalazen, assessor técnico da Seagri. “Na conversa, foi proposto a criação de um centro de referência na criação de mudas de cacau”, conta Romeu que é um dos idealizadores do Movimento Pró Cacau, sendo um grande incentivador da cultura cacaueira em Cacoal.
Neste mesmo sentido, Romeu também visitou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e em conversa com Hélio Dias de Souza, presidente do Conselho Deliberativo do Senar. O senhor Hélio também é presidentente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia, e as tratativas também se estenderam à Faperon. Romeu expôs todo o trabalho que está sendo desenvolvido em prol da cacauicultura na Capital do Café, que agora busca se destacar também no cacau.
“As reuniões foram mportantes e necessárias para fortalecer o apoio à cadeia produtiva do cacau em Cacoal. Buscamos também o apoio e cooperação para a disponibilidade de técnicos palestrantes para transmitir conhecimentos e técnicas para os nossos produtores e todos os personagens da cultura cacaueira”, considera Romeu que, com este mesmo objetivo, esteve reunido também com o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), senhor Valter Lins Calaça.
Já em visita à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Sedec), antiga Sedi, Romeu buscou conhecer melhor a estrutura do órgão estadual.
“Fomos recepcionados pelas coordenadoras Isabella Leite, assessora de Relações Institucionais e Internacionais, e Naiara Caroline, gerente de Novos Negócios relacionados ao desenvolvimento econômico. O motivo da visita foi conhecer melhor a secretaria, para que possamos planejar junto à SEMICT, estratégias para o desenvolvimento econômico de Indústria, Comércio e Turismo em Cacoal”, detalha.
Romeu também fez questão de visitar a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), onde esteve reunido com a coordenadora de Promoção e Ações Turísticas do Estado, Gisele Louise Machado. “Na conversa foi solicitado apoio para a realização da Festa do Café e do Cacau, que a princípio será realizada em julho de 2022, na cidade de Cacoal. Este tipo de evento é uma grande oportunidade para fomentarmos o turismo e o comércio local”, enaltece o vereador cacoalense.
De uma forma geral, Romeu Moreira acredita que a agenda na Capital Político-administrativa de Rondônia foi bastante proveitosa. “Tivemos uma boa receptividade e entendemos que os nossos projetos vão ao encontro de grandes oportunidades que surgem e que precisamos estar atentos! Estamos firmando compromissos para que possamos avançar em políticas públicas em benefício do município e da população cacoalense, tanto da área urbana como rural”, finalizou.