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quarta-feira, dezembro 18, 2024

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NOVO BRASIL Investimentos do Governo Federal permitem desenvolvimento do Norte do país

Entregas como da Ponte do Abunã e do aeroporto de Belém ajudam a consolidar os estados da região como polo do agronegócio e ecoturismo
Empreendimentos como a Ponte Abunã, essencial para ligação de Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), as melhorias no Aeroporto de Belém (PA), o desenvolvimento de aeroporto regional, a dragagem da Hidrovia do Madeira e a criação de duas novas instalações portuárias vão impulsionar o desenvolvimento da região Norte do país.

Investimentos viabilizados em 2021 pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, resultaram em 11 entregas públicas para a região, que movimentaram R$ 374.143.229,44 de investimentos em infraestrutura. Destaque nas entregas, a Ponte Abunã permite a travessia do Rio Madeira, antes feita em duas horas por balsa, em menos de cinco minutos.

Além da ponte sobre o Rio Madeira, foram entregues 12 quilômetros de pavimentação entre Itupiranga e Novo Repartimento, importantes para a integração regional e que possibilita a conexão do interior do Pará com os grandes centros da região. A expectativa é de que a revitalização da via beneficie cerca de 500 mil pessoas no interior do Pará.

Foram restaurados ainda trechos da BR-153, em São Geraldo de Araguaia (PA) e revitalizados perímetros urbanos da BR-010, em Palmas (TO). Essas obras proporcionam mais segurança e conforto aos usuários da rodovia, considerada uma das principais vias de integração do Brasil.

Aviação
A conectividade da região também vem sendo garantida pelo ar. Sete aeroportos do Norte receberão investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhões nos próximos anos após serem concedidos à iniciativa privada. Os terminais aéreos de Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Tabatinga (AM), Tefé (AM) e Boa Vista (RR) formaram o Bloco Norte da 6ª rodada de concessões aeroportuárias, realizada em abril, durante a Infra Week.

O lote foi arrematado pela francesa Vinci Airport, que assinou contrato com a União já em setembro, dando início à primeira etapa de modernização dos sete aeroportos. As melhorias devem se traduzir em aumento de voos, de oferta de assentos e da disponibilidade de horários, além de melhores tarifas ao usuário. Ações que impulsionarão especialmente os turismos de negócios e ecológico.

Modernização
A aviação regional está sendo incrementada ainda com recursos públicos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), os quais garantiram em 2021 a modernização de outros três aeródromos. No Aeroporto Internacional de Belém, capital paraense, duas obras foram concluídas. Com a adequação da faixa de pista e o alargamento das taxiways, reduz-se o risco às aeronaves em situações de emergência. Já a recuperação do pavimento da pista de pouso e decolagem oferece mais segurança e eficiência na operação e movimentação das aeronaves.

No Aeroporto Capital do Café, em Cacoal (RO), o terminal de passageiros teve a capacidade duplicada, e hoje está em condições de atender ao embarque e desembarque simultâneos de duas aeronaves jato. Foram executados ainda adequação da via de serviço e melhoria no acesso viário e no estacionamento de veículos. O aeródromo serve uma região que se consolida como polo regional no agronegócio e inicia atividades de ecoturismo, setores que serão ainda mais impulsionados após a renovação do aeroporto.

Estratégico para o apoio logístico a comunidades locais e populações indígenas e ribeirinhas no Amazonas, o aeródromo de Estirão do Equador (AM) – na fronteira do Brasil com o Peru e a Colômbia – teve inaugurada a nova pista de pouso e decolagem. Ela passou de 1,2 mil metros para 1,5 mil metros de extensão e 30 metros de largura, e houve troca do pavimento de asfalto para concreto. Mudança que possibilita o pouso da aeronave KC-390 Millennium, ampliando a atuação das Forças Armadas na Região Amazônica.

As melhorias também abrangem sinalização horizontal, terraplanagem de faixa de pista, cerca operacional e sistema de drenagem. As intervenções exigiram um planejamento elaborado para o transporte de insumos, materiais, maquinários e equipamentos, sendo feito através de embarcações como balsas e empurradores; a areia usada nas obras foi retirada por dragagem do Rio Javari.

Rios e mares
Um dos principais eixos logísticos do norte do país, a Hidrovia do Madeira, entre Porto Velho (RO) e Manicoré (AM), teve sua trafegabilidade aprimorada pelo Governo Federal. Com a conclusão dos serviços de dragagem em 620 quilômetros do rio Madeira, o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso e Rondônia; de insumos, como combustíveis e fertilizantes, com destino a Porto Velho (RO) e Manaus (AM); e transporte de alimentos e produtos da Zona Franca de Manaus, fica facilitado.

Durante o ano de 2021, foram entregues duas instalações portuárias de pequeno porte (IP4), uma no município de Silves (AM) e outra em Alvarães (AM). A construção das instalações tem o intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico, melhorar a qualidade de vida da população e auxiliar no escoamento da produção regional.

Confira a lista das entregas realizadas na região durante o ano de 2021:

Assessoria Especial de Comunicação – Ministério da Infraestrutura

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