Cacoal-RO (ASCOM) – Em vídeo transmitido através do Facebook na última terça-feira (28 de dezembro), o prefeito Adailton Fúria falou sobre o surto de gripe da variante H3N2 que chegou a Cacoal e tem levado dezenas de pessoas a procurarem o Hospital de Campanha. Segundo ele, das 180 pessoas que procuraram essa unidade hospitalar com sintomas no dia 27 de dezembro, 18 delas testaram positivo para covid e 162 pessoas testaram positivo para gripe. Já na data de ontem, foram registrados 17 casos de covid e 153 casos de infecções gripais. Em relação a variante H3N3, há um caso registrado até o momento.
O prefeito também falou sobre a situação no Estado, onde já tivemos 9 mortes confirmadas por essa nova variante da gripe, dentre as quais, três idosos a partir de 60 anos, e uma criança de apenas 4 anos de idade. Ele afirmou que também preocupa o fato de haver crianças entre as pessoas que estão na UTI por infecções gripais, entre as quais, uma de 02 anos e outra com apenas seis meses de idade.
PROVIDÊNCIAS TOMADAS PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Para enfrentar mais essa crise sanitária, o chefe do Executivo informou que o Município está adotando várias providências e a primeira delas será um mutirão de vacinação contra a gripe, nesta quinta-feira, lá no estacionamento do Cacoal Shopping, para pessoas com 50 anos ou mais. Paralelo a isso, o Município também vai aumentar os testes de detecção dessa nova variante, inclusive com parceria com clínicas privadas para atender a população.
Em relação a vacinas, o município fez a solicitação de 20 mil doses para o Estado e também estuda a possibilidade de licitar a contratação de doses extras para vacinar a população. Segundo o prefeito, é importante que a população continue adotando as mesmas medidas já adotadas para a covid-19, como o uso de máscaras, evitar aglomerações e higienização ao tocar áreas como maçanetas e outras superfícies. A higienização das mãos, com álcool 70 ou em gel, tem que ser feita várias vezes ao dia.
Em relação aos sintomas dessa nova variante da gripe, o prefeito Adailton Fúria informou que eles se assemelham muito aos sintomas da covid e também da dengue.