Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 4 DE JANEIRO!
COMEMORA-SE
Dia Nacional do Hemofílico. Dia Mundial do Braille. Dia Nacional da Abreugrafia. Dia Mundial do Hipnotismo.
Católicos lembram Santa Ângela de Foligno, Santa Isabel Seton.
RONDÔNIA
1933 – Os padres João Nicoletti e Antonio Carlos Peixoto dão início à construção do colégio Dom Bosco (ao lado da atual catedral de Porto Velho).
1974 – O decreto-lei 73.413 estabelece o Protocolo Adicional ao Tratado de Petrópolis, autorizando a abertura de uma rodovia, BR-425, ligando Guajará-Mirim à BR-364 (Abunã).
1982 – No Palácio Presidente Vargas (PVh), o ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel, representando o presidente João Figueiredo, declara instalado o Estado de Rondônia.
BRASIL
1875 – Fundado o jornal ‘A Província de São Paulo’, a partir de 1889 “Estado de São Paulo”.
1982 – Instalado, o Estado de Rondônia se torna a 23ª estrela na Bandeira do Brasil.
2008 – Nasce Rayssa Leal, a “Fadinha do skate” medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
MUNDO
1809 – Nasce Louis Braille, inventor da linguagem para cegos.
1863 – Fundação da Igreja Nova Apostólica (cristã e quiliástica) em Hamburgo (ALE).
1865 – A Bolsa de Valores de Nova Iorque inaugura sua primeira sede permanente.
1958 – A nave Sputnik 1, (URSS) o primeiro satélite artificial da Terra, reentra na atmosfera terrestre e é pulverizado pelo atrito.
FOTO DO DIA
Com caravanas de vários estados e de todos os municípios – eram 13 até então, e chuva (como registrou em sua edição do dia seguinte o Jornal Alto Madeira – foto), o ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel, representando o presidente João Figueiredo (o ministro do Interior Mário Andreazza também estava presente), e muita emoção do governador Jorge Teixeira, foi instalado no dia 4 de janeiro de 1982, uma segunda-feira, o Estado de Rondônia, o primeiro dos territórios Federais criados em 1943 a alçar à condição de Unidade da Federação. Conforme a Lei Complementar 41/1981 a 23ª Estrela no “Azul da União”, nascia apenas com um poder designado, o Executivo, dando ao governador Jorge Teixeira meios para criar outros órgãos da estrutura normal do Estado (Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas). O Poder Legislativo foi instalado apenas em 6 de agosto de 1983 quando promulgada a Constituição Estadual.