Nestor Pereira Campista idealizou a publicação de seu livro de poesias, ao qual deu início em 2020, porém foi interrompido devido à pandemia. Infelizmente ele veio a falecer em 20 de julho de 2020, aos 77 anos, em Cacoal/RO, vítima do novo coronavírus (COVID-19). O sonho de publicar suas poesias continuou a cargo da família e amigos. As filhas Josenila, Maria Aparecida, a esposa Joseni e a neta Joice Campista se empenharam em tornar realidade o sonho do senhor Nestor. Com o apoio da professora Maria Lindomar dos Santos, que fez a revisão geral, o livro foi concluído.
A obra retrata os versos escritos pelo poeta, que sentia prazer em declamar na igreja, nas escolas e nas reuniões de família e orgulho ao vê-los publicados nos jornais da cidade, tais como Tribuna Popular e Jornal dos Bairros.
Nestor Campista ainda criança começou a trabalhar na lavoura para ajudar seus pais no sustento da família. Por esse motivo, não pôde frequentar escolas. Em Cacoal/RO exerceu as funções de vigilante e de jardineiro na Rede Amazônica de Televisão (TV CACOAL). Pelo cuidado com que cultivava as flores nos jardins e seu talento com versos e rimas ficou conhecido com “o poeta das flores”.
Foi casado com Joseni Campista (foto) e dessa união teve sete filhos e um filho do coração.