O Brasil precisa destravar as amarras que dificultam o empresariado brasileiro a fazer negócios com o mundo, declarou o senador
Ao utilizar a tribuna virtual do Senado na tarde quinta-feira (17), o senador Confúcio Moura (MDB-RO), destacou o potencial econômico do porto alfandegário em Costa Marques (RO), divisa com o Departamento do Beni, na Bolívia ao relatar uma reunião por videoconferência com autoridades brasileiras para tratar sobre aprovação do terminal.
O objetivo desse porto, tendo o Rio Guaporé como o limite dos dois países, de acordo com o senador Confúcio Moura, é justamente o intercâmbio comercial de produtos bolivianos necessários ao Brasil, entre eles o sal mineral. “Lá na Bolívia há o deserto de sal, chamado Salar de Uyuni – e a ureia, em grande quantidade produzida em território boliviano. Hoje, a ureia utilizada na agricultura e na pecuária do Brasil vem da Rússia, da Bielorrússia”, explanou.
Confúcio disse que não sabe como explicar porque o Brasil tem um complexo de trabalhar com as distâncias. “Nós queremos comprar e vender para a China, Rússia, Emirados Árabes, países árabes, Europa, Estados Unidos e nos esquecemos do imenso potencial comercial que existe na América Latina, particularmente na América do Sul; são países vizinhos nossos altamente consumidores, importantes, um mercado consumidor extraordinário’, destacou
O parlamentar ressaltou ainda a distância para a importação desses produtos e lembrou que os estados de Rondônia, Acre e de Mato Grosso fazem divisa com Bolívia, que é produtora de ureia e também do cloreto de potássio, importantíssimo como insumo para a adubação na agricultura familiar e na agricultura extensiva.
A abertura do porto com uma balsa, será sazonal, ou seja, duas vezes por mês, explicou Confúcio. Segundo ele, será extremamente viável. “Abre-se a passagem, com a presença do Ministério da Agricultura e da Receita Federal para assistirem e realmente fazerem a fiscalização desses negócios –, é muito importante. E no que vai beneficiar o Brasil? Beneficia com esses produtos Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, todos os estados altamente produtores, do agro, do boi e da agricultura familiar brasileira”, disse.
O senador explicou que o trabalho para a implantação desse porto em Costa Marques vem sendo liderado pelos deputados federal, Lúcio Mosquini (MDB), estadual, José Eurípedes Clemente (Lebrão), com o apoio dele, desde 2015, quando ainda era governador do estado. “É esse o trabalho grandioso, que ainda teve a participação do prefeito Vagner Miranda e de empresários rondonienses”, declarou ao agradecer a participação da Antac, ANTT e Receita Federal”.
“Eu já estive no Ministério das Relações Exteriores defendendo a abertura comercial brasileira. É disso que nós precisamos. O Brasil precisa destravar essas amarras que dificultam o empresariado brasileiro a fazer negócios com o mundo”, concluiu.
Assessoria de Comunicação