Vereador Edimar Kapiche, paciente Arianes Silva e vereador Paulinho do Cinema
O projeto de lei (PL 300/2022), de autoria dos vereadores Paulinho do Cinema (PSB), e Edimar Kapiche (PSDB) que “institui em Cacoal, o dia municipal da conscientização e enfrentamento à fibromialgia no calendário oficial de datas do município e cria a carteira de identificação, estabelece filas e vagas preferenciais de estacionamento para pessoa com síndrome fibromiálgica”, foi provado pela maioria dos vereadores presentes na 3ª Sessão ordinária, realizada segunda-feira (7), no plenário da Câmara municipal de Cacoal.
Conforme Paulinho do Cinema, o projeto original é de sua autoria, e já havia sido aprovado anteriormente, agora em 2022, o projeto foi aprimorado e implementado com a participação do vereador Edimar Kapiche.
“Kapiche conseguiu me convencer que as coisas poderiam melhorar ainda mais, e eu não tenho dificuldade alguma em fazer com que com sua participação o projeto melhorasse.
Eu acho que se for melhor para a população, vamos mudar. E ele colocou algumas modificações, me trouxe, estudamos o projeto e achamos que daquela forma ficaria melhor, e assim fizemos”, destacou o vereador Paulinho do Cinema
Segundo Edimar Kapiche, o projeto assegura a disponibilização de carteirinha para o cidadão cacoalense portador da patologia denominada “fibromialgia”, considerada problema de saúde pública, pelo impacto negativo sobre a qualidade de vida dos portadores dessa doença.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Síndrome Fibromiálgica será expedida gratuitamente, mediante requerimento, acompanhado de relatório médico, com a indicação do código da Classificação estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). (Claudinei Sorce – AICMVC)