O Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), vai auxiliar a prefeitura de Ouro Preto do Oeste em um programa de expansão das lavouras cafeeiras do município, que ao longo de quatro anos pretende plantar 4 milhões de mudas de café de clonal.
O programa dará assistência técnica aos produtores na elaboração dos planos de crédito, no acompanhamento e implantação das lavouras, nas práticas de cultivo e manejo, e na instalação de sistemas de irrigação.
Para serem beneficiados os agricultores devem apresentar analise de solo e se comprometerem com a aquisição dos fertilizantes e sistema de irrigação. “A Emater assumiu o compromisso de orientar os produtores para a coleta de amostras de solo e encaminhar os processos para outorga de uso da água de mananciais de superfície para irrigação”, disse o gerente local, Deiviny Nelson Ferreira.
Para facilitar a análise de solo, a secretaria municipal realizou convênio com um laboratório privado de Ji-Paraná, que oferece desconto aos produtores cadastrados no projeto.
A Emater atende os produtores rurais através de dois escritórios, um no distrito de Rondominas, e o outro em Ouro Preto do Oeste, que há cinquenta anos presta assistência técnica aos agricultores da região. (A.I.)
Fonte: SECOM/RO