-8.6 C
Nova Iorque
domingo, dezembro 22, 2024

Buy now

spot_img

COLUNA PORTA ABERTA – Por Fernando Garcia

Fernando Garcia

Confiante

O prefeito de Rolim de Moura, Aldo Júlio, enfim, está confiante nos investimentos prometidos pelo governador Marcos Rocha, que tanto almeja à reeleição. Mesmo com o estrondoso oba-oba em alegrar o governador do Estado Marcos Rocha, nesses quinze meses de administração do prefeito Aldo Júlio, as obras do governo estadual, não passa somente do recapeamento de algumas ruas da cidade que não chegam a dez quilômetros, o que gerou inúmeros comentários em redes sociais e de moradores em geral. As promessas feitas por sua excelência governador Marcos Rocha, era construção de asfalto em várias vias da cidade, inclusive no distrito de Nova Estrela, onde os moradores aguardam ansiosamente pela chegada da benfeitoria. A maioria das obras executadas no município de Rolim de Moura, ainda estão por conta das emendas federal do passado.

Avarias

Logo no início da administração do alcaide Aldo Júlio e, quase até final do ano passado, a parceria em que se tratava sobre a operação tapa buracos, em nada adiantou os serviços prestados pelo Governo do Estado, dado a péssima qualidade dos trabalhos os buracos se uniram um ao outro, pedindo agora que sejam reconstruídos em forma de pavimentação completa. O certo, é que o dinheiro investido na malfadada operação tapa buracos, inclusive aos arredores do (DER) Departamento de Estradas e Rodagem, órgão, responsável pelos trabalhos de melhorias das vias públicas do município de Rolim de Moura, precisa rever sua forma de trabalho para não causar tanto desperdício financeiro em respeito ao erário. Apesar de a responsabilidade pertencer ao governo estadual, nada impede que a Câmara de Vereadores, fiscalize a obra apontando as irregularidades, para que possam serem sanadas e evitar os danos financeiros quando entregam uma obra de péssima qualidade e sem durabilidade, afinal, dizem que é uma parceria, portanto, que um oriente ao outro as falhas existentes.

Complacentes

A Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, sempre está sendo questionada pela coluna, quanto a falta de constar no organograma da referida Casa de Leis, de um profissional ligado à área de engenharia civil, para que possa dá suporte aos vereadores que tiverem dúvidas quanto ao procedimento de uma obra, o que faz parte da obrigação de qualquer vereador que é de fiscalizar. Se tivesse em seu quadro legislativo a contratação ou nomeação de um engenheiro para dirimir as dúvidas em certas obras, certamente iria melhorar consideravelmente algumas obras edificadas no município, onde geralmente o poder executivo nada de braçada, aceitando as vezes algumas edificações inadequadas, porém, com a complacência da Câmara de Vereadores, que não possui um profissional com as qualificações necessárias para fazer uma vistoria. Ao que tudo indica, parece que os senhores vereadores não querem interpelar o poder executivo quanto algumas construções que carecem de questionamento, começando por algumas construções próximas aos córregos da cidade, contrariando inclusive o Código de Postura, infringindo a legislação e o Plano Diretor.

Endemia

Muita reclamação por parte dos moradores de Rolim de Moura, quanto ao grande número de pernilongos que estão invadindo as residências, sem nenhum combate por parte das autoridades do município. Enquanto o número de pessoas infectadas pelo Covid 19, reduz drasticamente no município, os males causados pelo mosquito transmissor da Dengue, Aedes aegypti, avança de forma assustadora em todos os bairros da cidade de Rolim de Moura. Apesar da gravidade em que os rolimourenses estão expostos, onde existem quatro tipos de vírus da Dengue, que são da mesma família do vírus que causa a Febre Amarela, que são transmitidos pelo mesmo mosquito o Aedes aegypti, não se observa um olhar com mais atenção por parte da Secretaria Municipal de Saúde. O município através da Secretaria Municipal de Saúde, precisa entrar em ação rapidamente contratando mais agentes de saúde e fazer ampla divulgação nos meios de comunicação, para evitar um surto da doença como ocorreu em 97, quando os leitos do hospital municipal ficaram lotados, causando pânico na população e muita dor de cabeça para o gestor da época, que estava iniciando sua administração.

Urgência

Comerciantes e empresários de Rolim de Moura, estabelecidos nas duas principais avenidas da cidade, 25 de agosto e Norte Sul, esperam que assim que o prefeito Aldo Júlio, comece as atividades de reconstrução da cidade como realmente necessita e ele enfatiza constantemente em suas declarações, que comece urgentemente pela parte dos estacionamentos que ele abriu e não concluiu. Os comerciantes e empresários, bem como parcela da sociedade, principalmente os proprietários de veículos estão reivindicando que o poder público municipal, dê início as obras de conclusão, posto, que os clientes de modo em geral sofrem com as péssimas condições dos atuais estacionamentos. As árvores também precisam ser plantadas ao longo dos estacionamentos, que além de fazer sombras, servirá para agasalhar os pássaros que perderam os locais depois das derrubadas das mesmas na 25 de agosto, restando apenas um local em frente a padaria do Charles, mesmo assim, os refletores da iluminação do poste, deixa as aves inquietas, pois podaram em demasia ficando somente alguns galhos para milhares de periquitos se acomodarem.

Piso

Enquanto o município de Santa Luzia D’Oeste, o prefeito Jurandir de Oliveira, com apoio incondicional da Câmara de Vereadores, concedeu aumento determinado por Lei, no valor de trinta e três por cento aos professores do quadro da prefeitura e também a equipe técnica, em Rolim de Moura, segundo a dirigente do sindicato Cristiane Ortega, o prefeito reluta em cumprir a Lei e o acordão, que determina o pagamento com data retroativa ao mês de fevereiro do corrente ano. A sindicalista, afirma o descontentamento com a postura do prefeito Aldo Júlio, quando diz que vai observar o índice e outras condicionantes para ver as possibilidades, do complemento de 23,24%. Para Cristiane Ortega, o prefeito tem que cumprir o que determina a Lei e o acordão e, não querer sair pela tangente para não cumprir com a obrigação. A dirigente sempre de maneira enfática, exortou que o governo de Rondônia, já informou que vai conceder o aumento para a categoria estadual, assim como o prefeito Adailton Fúria, já garantiu que vai estender o aumento completo para todos.

Vergonha

Repercutiu de forma negativa a postura do deputado federal, Expedito Neto, em não votar em favor da liberdade de expressão, único deputado rondoniense que se curvou em não votar, alegando que iria consultar suas bases se poderia ou não, como se realmente isso fosse acontecer. Num momento em que o país trava uma batalha para manter a liberdade de expressão como instrumento do processo democrático, ao que tudo indica o jovem deputado escorrega diante de seus eleitores e de milhões de brasileiros, insatisfeitos com o posicionamento do controle das mídias como desejam os inimigos da democracia, inclusive alguns Ministros. Ainda bem que a maioria dos deputados, disseram não contra essa esdrúxula votação em caráter de urgência, visto que não tem mais cabimento para tamanho retrocesso, como insinua o próprio texto, onde querem controlar geral alegando que o problema são as Fake News. No passado próximo, no primeiro mandato do então presidente Lula, o seu Ministro das comunicações, Franklin Martins, também saiu com essa de controle da mídia só que na época ele queria podar a imprensa e, passou a ser chamado no meio do jornalismo como ex jornalista, por ser um entusiasta da ideia do então presidente Lula, seu chefe, pela regulação da mídia.

Apoio

Muitas lideranças políticas e simpatizantes do pré-candidato a deputado estadual, médico Luís Ferrari, em uma reunião com mais de quarenta pessoas ocorrida no último final de semana, garantiram que vão levar o nome dele adiante, para ser o deputado que vai representar Rolim de Moura e a Zona da Mata, a partir do próximo ano. A maioria dos participantes, foram candidatos na última eleição para vereador, onde muitos tiveram uma boa performance eleitoral e, foi frisado constantemente que a capital da Zona da Mata, desde as eleições de 2010, não elege um deputado estadual o que dificulta bastante as reivindicações do município, tendo que ficar mendigando batendo de porta a porta para ser atendido, às vezes levando horas de espera daqueles que levaram centenas de votos do município e nem agradeceram. Rolim de Moura tem elegido consecutivamente deputados federais, mas a presença de um representante na esfera estadual é bastante salutar, onde as demandas podem ser solucionadas em tempo hábil, sendo importante a presença de um deputado estadual de Rolim de Moura, disse um dos líderes da reunião que contou com o apoio dos demais participantes.

Fraquejou

O senador Marcos Rogério, que ao longo do tempo veio embromando sua pré-candidatura ao Governo do Estado, terminou causando uma situação delével dentro do grupo. Tinha tudo favorável para se manter na dianteira das articulações políticas a nível estadual, porém, as constantes indecisões acabaram gerando desconforto dentro da considerada ala política, que envolvia naquela altura, o nome do prefeito da capital Hildon Chaves e o ex-senador Expedito Júnior. Com o alarido nos meios de comunicação de que poderia ser utilizado ainda nessa gestão Bolsonaro, para ocupar um Ministério ou ser líder do Governo, passou a olvidar sua pré-candidatura que era tida como certa diante das articulações que estavam sendo montadas por Expedito Júnior, embora, Marcos Rogério, ao que tudo indica não estava demonstrando interesse pela disputa eleitoral, pensando mesmo em continuar em Brasília. Quem almeja uma candidatura majoritária para governador, tem que percorrer o interior do Estado e nesse período tem que perder o encanto por Brasília, pensamento que estava equidistante do jovem senador. O desabafo do prefeito Hildon Chaves, tem toda razão quanto ao posicionamento do senador Marcos Rogério, que balbuciava mas não falava e de repente depois de tudo desmantelado ele anuncia que será candidato, perdendo a força de um prefeito da capital bem respaldado nas pesquisas e um pacote de obras em andamento, acho que no frigir dos ovos ganhou Porto Velho.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles