-1.6 C
Nova Iorque
terça-feira, dezembro 24, 2024

Buy now

spot_img

O DIA 31 DE MAIO NA HISTÓRIA

Lucio Albuquerque / [email protected]
BOM DIA 31 DE MAIO!

HOJE É
Dia Mundial sem Tabaco, Dia do Comissário de Bordo e da Aeromoça, Dia do Aeroporto.
Católicos celebram Dia do Espírito Santo. E lembram Nossa Senhora da Visitação, São Félix de Nicósia

RONDÔNIA
1944 – Pelo decreto-lei federal 6550 o município de Lábrea retorna à posse do Amazonas, deixando de fazer parte do Território Federal do Guaporé que agora fica com três municípios (Porto Velho, Guajará-Mirim e Santo Antônio do Rio Madeira).

BRASIL
1973 – Fundação da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

1997 — Morre, aos 98 anos, Frei Damião, religioso italiano que dedicou mais de 60 ao nordeste brasileiro.

MUNDO
2005 — O agente W. Mark Felt assume que era o “Garganta Profunda” no caso Watergate, que derrubou o presidente Nixon (EUA).

FOTO DO DIA


Uma viagem de trem de Porto Velho a Guajará-Mirim, pela ferrovia Madeira-Mamoré, parando em mais de 20 localidades, levava cerca de 30 horas porque pernoitava em Abunã, a mais de 200 KM. Mas havia uma viagem bem mais rápida, lógico que com o preço maior do que o cobrado nas velhas composições do trem normal. Era só alugar uma das “rápidas litorinas que fazem em 20 horas esse percurso”, como dizia o cartaz da década de 1940 elogiando a ferrovia. A litorina, contava o jornalista Rochilmer Rocha, era muito usada pelos jovens quando havia um baile em locais como Jaci-Paraná, a 85 KM de Porto Velho. Conforme o aposentado Graciliano Maia, foi numa litorina que o coronel Oliveira, responsável pelo espólio da EFMM, na véspera da cerimônia de extinção do trem veio de Guajará. Graciliano veio de carona, cortesia do coronel Oliveira.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles