A população de Rio Branco, distrito de Campo Novo, está sofrendo uma grave crise com a deficiência no abastecimento de energia elétrica. O problema foi relatado nesta terça-feira (31) pelo deputado Adelino Follador (União Brasil), ao discursar na sessão ordinária.
O parlamentar apontou que os produtores estão perdendo muito leite, produto que é a base de sustentação financeira de centenas de famílias de agricultores da região. Ele acrescentou que já informou à Energisa sobre o drama vivido por esses sitiantes.
A empresa, conforme afirmou Adelino, prometeu uma solução a curto prazo, anunciando a reestruturação da rede de transmissão, incluindo instalação de novos postes e transformadores. O orador denunciou ainda a escassez de alimentos na escola Ruth Rocha, na mesma localidade. “Os alunos estão sem merenda já há alguns dias,” garantiu.
Adelino Follador também sugeriu a feitura de um documento, com assinaturas de todos os deputados, para ser encaminhado aos senadores rondonienses. O objetivo é cobrar que, os três os votos possíveis, sejam favoráveis à aprovação da lei que limita a cobrança de ICMS em produtos essenciais para a sobrevivência das famílias, como são os casos do gás de cozinha e energia elétrica.
(Texto: Antônio Pessoa – Foto: Thyago Lorentz)