Por Lucio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 8 DE JULHO!
HOJE É
Dia Nacional do Pesquisador e Dia Nacional da Ciência, Dia do Panificador, Dia Mundial da Alergia, Católicos lembram Santa Isabel, mãe de São João Batista, Santa Prisca(Priscila) e São Áquila, Beato Eugênio III, São Dia de São Quiliano, São Procópio de Citópolis, Beato Pedro Vigne.
RONDÔNIA
1982 – Pela Lei nº 7011, o presidente João Figueiredo cria a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
BRASIL
1820 – Emancipação de Sergipe, desmembrado da Bahia.
1941 — Nasce o padre Zezinho, padre, apresentador e cantor brasileiro.
2002 – Morte do poeta Antônio Gonçalves da Silva, o popular Patativa do Assaré (n. 1909).
2014 – A seleção brasileira é humilhada pela Alemanha na semifinal da Copa, goleada por 7×1.
MUNDO
570 — Em Meca é fundado o Islã.
1579 — A Mãe de Deus de Cazã, ícone sagrado da Igreja Ortodoxa Russa, é descoberta no subsolo da cidade de Cazã, no Tartaristão.
1621 – Nasce o escritor francês Jean De La Fontaine, o “pai da fábula moderna” (M. 1695).
1947 – Incidente Roswell: a suposta queda de um UFO no Novo México (EUA).
FOTO DO DIA
Há 40 anos, sete meses após a instalação do Estado, através de lei assinada pelo presidente João Figueiredo, foi criada a UNIR, Fundação Universidade Federal de Rondônia, tendo como reitor e vice-reitor, respectivamente os professores Euro Tourinho Filho e Raymundo Nonnato Castro. Para começar a funcionar a Unir recebeu do governo do Estado o prédio hoje chamado “Unir Centro”, construído para ser o Porto Velho Hotel. Os três primeiros cursos foram os então oferecidos pela Fundacentro (Fundação Centro de Ensino Superior de Rondônia): Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Aos poucos a UNIR ampliou sua oferta e em 1988 passou a ter os cursos no Campus, a 12 KMs do centro da cidade, na BR-364. Desde seu início a UNIR expandiu seus cursos para o interior com mais de 12 campi funcionando atualmente.