Reencontro da cadeia produtiva será o primeiro grande evento do segmento após a pandemia
Depois de dois anos de espera, Rondônia terá novamente um grande Dia de Campo em Piscicultura. No dia 19 de agosto deste ano, ao menos 600 pessoas são aguardadas para o megaevento, marcado para acontecer na fazenda Agrofish Nova Aurora, em Theobroma. Será um dia inteiro de palestras, debates, encontro entre piscicultores, técnicos e estudantes do segmento, além do repasse de informações e tecnologia.
A realização do evento é do Sebrae, da Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia, ACRIPAR e da própria Agrofish, com apoio da Emater, da Seagri e da Credisis/Crediari. Em 2019, a propriedade do empresário Edson Sápiras, já havia recebido uma primeira edição do evento. Desta vez, o objetivo dos organizadores é promover o reencontro da cadeia produtiva, discutir estratégicas para a promoção do pescado nativo rondoniense e apresentar pesquisas do melhoramento genético de peixes nativos.
As pesquisadoras Marcela Mataveli e Danielle de Bem Luiz, ambas da Embrapa Pesca e Aquicultura do Tocantins, estão confirmadas entre as palestrantes. Elas vão apresentar os avanços da instituição nos últimos anos através do Projeto Mais Amazônia que promove a inovação no cultivo e manejo de espécies como o Tambaqui e Pirarucu. O evento também será palco de um bate-papo e homenagens a representantes da piscicultura rondoniense.
“O Dia de Campo é um evento já tradicional nesta parceria Sebrae e Acripar. E a Agrofish é também nossa grande parceira nessa caminhada. Lá se executa a piscicultura com o que de melhor existe em tecnologia e onde podemos aprender muito. Será um megaevento de fato e precisamos da presença de todos que tem a cadeia do peixe nativo como importante para Rondônia”, enfatiza Francisco Hidalgo Farina, presidente da Comissão Nacional de Aquicultura (CNA), da Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (ACRIPAR) e da Associação Brasileira de Criadores de Tambaqui (ABRATAM)
Para superintendente e diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel de Almeida, este Dia de Campo será um evento estratégico para toda a cadeia do peixe nativo, para definir o futuro do segmento em 2023. “Nós estamos aqui para apoiar esse importante motor de geração de trabalho e renda que é a piscicultura. E Rondônia é protagonista nesse setor no país. Temos que continuar inovando e avançado”, argumenta.
A parte da tarde do Dia de Campo está reservada para a visita à propriedade através da programação do “caminho do Tambaqui”, onde técnicos e especialistas da fazenda vão apresentar como o pescado é produzido, desde a fase de larva até a fase de despesca para ser entregue ao frigorífico. A inscrição no evento é gratuita e pode ser feita no endereço https://bit.ly/3ymSuoYdiadecampo. Mais informações no whatsapp (69) 99217-9263.