6.3 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 19, 2024

Buy now

spot_img

Educação profissionalizante gratuita fortalecida com coronel Marcos Rocha para alavancar geração de empregos

Garantir oportunidades para que os rondonienses tenham capacitação por meio de cursos profissionalizantes gratuitos é apontado como fator fundamental entre as ações fortalecidas pelo governador coronel Marcos Rocha, candidato ao Governo do Estado pelo União Brasil (44), com ações do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep. A medida tem proporcionado reflexos positivos para a geração de mais empregos e melhoria na renda das famílias.

Desde 2019, o coronel Marcos Rocha criou oportunidades para os rondonienses se capacitarem gratuitamente. Ao todo, até setembro deste ano, foram disponibilizadas mais de 27 mil matrículas em cursos profissionalizantes, por meio do Idep. Os cursos foram oferecidos na forma presencial, remota e apostilada nos 52 municípios.

AVANÇO

Os cursos acontecem nas escolas técnicas estaduais (Etec), em Porto Velho; Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará (Centec Abaitará); em Pimenta Bueno; e nas salas descentralizadas com aulas presenciais em diversos municípios.

Com o avanço das atividades, o coronel Marcos Rocha inovou por meio da inclusão de escolas móveis profissionalizantes, adquiridas em 2021, dotadas de tecnologia usadas em indústrias e algumas, inclusive, contam até com tecnologias utilizadas em aviões.

As estruturas são destinadas para atender quatro eixos: Panificação e Confeitaria, Piscicultura e Frigorífico; Imagem Pessoal e Manutenção de Máquinas Agrícolas.

‘‘Tenho o sonho de que o Estado de Rondônia faça a diferença. Direcionamos as atenções para que a nossa gente seja tratada com dignidade, respeito, seriedade, e é por isso que essas unidades móveis estão sendo usadas para transformar a vida de muitas pessoas nos nossos municípios’’, disse o coronel Marcos Rocha.

 

CAPACITAÇÃO

A maquiadora Jaira Loras Pontes aproveitou a oportunidade dada pelo coronel Marcos Rocha para agregar mais uma habilidade: saber fazer penteados, e com isso melhorar a renda. ‘‘Eu fiz esse curso para agregar mais na minha renda, foi uma experiência muito boa, pois como maquiadora, as minhas clientes sempre perguntavam se eu sabia fazer penteados também’’. Ela é formada na área da educação, e na época do curso estava desempregada, agora já retornou para um trabalho formal na área de formação, e usa as demais habilidades para complementar a renda.

O pizzaiolo Ítalo Anjos, 29 anos, teve pela primeira vez a oportunidade de fazer um curso profissionalizante. Ele se capacitou em panificação artesanal. ‘‘Cresci vendo o meu tio fazendo pães, e aprendi o que sei fazer na cozinha com ele, mas nunca tinha tido a oportunidade de ter um certificado, me profissionalizar, e isso é muito importante no mercado de trabalho, e ainda mais para mim que sonho em dar aulas, ensinando o que eu aprendi sobre panificação, e quero me formar em gastronomia e montar meu próprio negócio’’, conta.

Assessoria

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles