CANDIDATA A VICE-GOVERNADORA, FLÁVIA LENZI TEM ENGAJAMENTO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA ÁREA DA SAÚDE
A vice de Marcos Rogério mostra o protagonismo da mulher na politica de Rondônia
Após 20 anos, Rondônia pode voltar a ter uma mulher como protagonista no cenário político do estado. A candidata a vice-governadora do estado de Rondônia na chapa com Marcos Rogério, a médica Flávia Lenzi, tem 32 anos de atuação na medicina, é cirurgiã plástica e é presidente licenciada do Sindicato dos Médicos do Estado de Rondônia (Simero). Como líder da entidade obteve importantes avanços nas pautas que impactam diretamente na saúde pública e na vida do cidadão, como a participação no Plano de Contingenciamento da pandemia provocada pela propagação do coronavírus (Covid-19) no estado de Rondônia, a luta pelo retorno das cirurgias eletivas e a forte atuação junto aos deputados estaduais e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) pela aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR) aos servidores da saúde.
À frente do SIMERO, Flávia Lenzi entregou Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s) a profissionais da saúde em várias unidades do estado. A entrega iniciou-se em 14 de abril de 2020, tão logo foi decretado a pandemia a entidade passou a confeccionar os materiais com o objetivo de possibilitar segurança aos profissionais que estavam atuando na linha de frente. Os EPI’s também foram entregues nas UPAS, unidades municipais de saúde da capital e interior e até no Acre. Ao todo mais de 76 mil equipamentos foram entregues.
A contundência, a firmeza e a atitude da médica chamaram a atenção do Partido Liberal, que por sua vez, estendeu convite para se filiar ao partido. Convite esse que coincidiu com o desejo incontido de travar novas batalhas pela melhoria das unidades de saúde do estado. Inicialmente, Flávia Lenzi se dispôs a concorrer como deputada estadual, mas ao conhecer as propostas do candidato ao governo do estado de Rondônia, Marcos Rogério, a médica percebeu que as proposições estão alinhadas com suas ideias, valores e princípios, e logo foi convencida a aceitar o deságio como vice-governadora. “O trabalho do vice-governador é de prestar apoio ao governador para que tome as decisões mais sábias e, por isso, é fundamental que ambos estejam alinhados e trabalhando com parceria e cooperação, pois assim é possível atender as demandas sociais com maior eficiência”, destaca a candidata a vice-governadora, Flávia Lenzi.
Enquanto médica Flávia possui vasto conhecimento dos problemas que afetam a saúde pública de Rondônia. “São problemas que se acumulam gestão após gestão, mas o fato é que a saúde pública nunca foi a prioridade em qualquer administração que Rondônia já teve. Embora fosse um dos principais temas dos discursos da classe política, ninguém tratou a saúde como prioridade ou apresentou um planejamento real, sustentável e viável para esta pasta. Quando o Marcos Rogério me convidou ele destacou: ‘a saúde finalmente estará em primeiro lugar no estado’, e isso me deu ainda mais força para aceitar o desafio”, assevera a médica.
Entre as principais propostas discutidas pela equipe de candidatura ao governo estão: a descentralização dos serviços de saúde que, atualmente, causa a sobrecarga em hospitais e prontos-socorros da capital; ampliar a rede de atendimento para o interior, o que aumenta a probabilidade de curar doenças, salvar vidas e diminuir transtornos na vida do paciente, como faltar ao trabalho ou gastos desnecessários causados pelo deslocamento a capital; a construção de centros de Especialidades Médicas e Diagnósticos em cidades polos do interior do estado para acabar com a fila de regulação uma vez que Rondônia conta com mais de 200 mil pessoas que aguardam há muito tempo por consultas, exames e cirurgias; e aparelhar o estado para que a equipe médica tenha condições adequadas para atender as demandas da população com dignidade, respeito e humanização.
O dia 30 de outubro pode ser o início de um novo rumo para a saúde pública dos rondonienses e também o começo de um novo capítulo na história política de Rondônia, pois Flávia Lenzi pode tornar-se coadjuvante no cenário político local e assumir o mesmo protagonismo de outras mulheres guerreiras e cheias de fibra. A médica pode se juntar na história ao lado de Odaísa Fernandes que foi a primeira mulher eleita como deputada estadual na Assembleia Legislativa de Rondônia e vice-governadora na primeira gestão do ex-governador Ivo Cassol e da economista Janilene Melo que foi a primeira mulher a governar um estado brasileiro, pois em 1984 substituiu, por 42 dias, o ex-governador Jorge Teixeira de Oliveira que cumpria agenda no exterior.
“Ao lado do nosso futuro governador Marcos Rogério, estamos realizando uma linda jornada e uma campanha limpa, focada, desde o início, nas pessoas. Estamos percorrendo o estado, ouvindo e conversando com a população de Rondônia, percebendo cada dia mais a necessidade de mudança. Estou muito orgulhosa do que construímos até aqui e mais ainda com a esperança de poder servir à população rondoniense e trabalhar por um novo governo, um novo tempo”, salienta Flávia Lenzi.