4.6 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 19, 2024

Buy now

spot_img

Coluna do Xavier – CACOAL: OS VEREADORES, AS URNAS E AS FRAUDES…

Por Francisco Xavier Gomes

A Câmara Municipal de Cacoal é bem conhecida pela baixa produtividade e por ser omissa em muitas questões fundamentais para melhorar a vida dos cacoalenses, mas diversos vereadores não percebem esta realidade e fazem discursos, como se fossem grandes referências da humanidade. As coisas não são bem assim e o contribuinte obediano sabe muito bem da realidade. Esta semana, os vereadores participaram da sessão ordinária, mas não votaram nenhuma matéria; não apresentaram nenhum projeto; não discutiram nenhum assunto relevante e não apresentaram nenhuma solução para os problemas que a cidade enfrenta. Durante a sessão, diversos vereadores se dedicaram a fazer discursos vazios contra o sistema eleitoral brasileiro e levantar teses completamente infundadas, além de fazer ataques aos eleitores que votaram em Lula, presidente eleito, legitimamente, no dia 30 de outubro…

O problema é que, para dar opinião sobre temas nacionais, as pessoas precisam estudar. Porém, nossos vereadores, com as justas exceções, possuem completa ojeriza pelos livros, pelas leis e por qualquer atividade que tenha como fundamento estudar. A prova mais clara disso é que muitas leis municipais estão completamente atrasadas e em total desacordo com as normas atuais do país, mas os vereadores nunca tiveram a preocupação de fazer a revisão. Por este, e por outros motivos, os vereadores não possuem as qualificações devidas para contestar qualquer instituição do país, visto que eles não organizam sequer a Casa ondem exercem mandato. Alguns dos vereadores fizeram diversos ataques sem nenhum fundamento contra o STF e o TSE, instituições sobre as quais eles não conhecem sequer os regimentos. Esses ataques são totalmente incompatíveis com o juramento feito pelos nobres edis no ato da posse, quando juraram cumprir as leis do país. No entanto, muitos vereadores eleitos em 2020 estão há quase dois anos sem cumprir as normas mais básicas do ordenamento jurídico brasileiro…

O vereador Romeu Moreira usou a tribuna para declarar que “ficou pasmado” pelo fato de haver eleitores que votaram em Lula. Ele declarou ainda que o presidente eleito sequer deveria ter sido candidato. Diante dos absurdos proferidos pelo edil obediano, algumas perguntas precisam ser respondidas por ele: Onde estava o vereador Romeu, que não solicitou ao TSE a impugnação da candidatura de Lula? Por que o vereador não exigiu que seu partido pedisse a impugnação da candidatura do presidente eleito? Qualquer pessoa poderia fazer isto. Qual é a lei em que ele se ampara, para afirmar que Lula não poderia disputar a eleição? Qual é o direito que um vereador tem que contestar os eleitores que exerceram seu direito de escolher seus candidatos? Se Lula foi eleito pelo mesmo sistema eleitoral que elegeu os vereadores de Cacoal, por que apenas Lula tem que ser contestado? Por que o vereador não contesta a vitória dos demais candidatos que foram eleitos pelo mesmo sistema que elegeu Lula? Por que o vereador Romeu não falou nada sobre as agressões que têm sido praticadas pelas pessoas que não aceitam o resultado das urnas? Eu votei em Lula e não devo satisfação a nenhum dos vereadores de Cacoal. O vereador Romeu tem todo o direito de votar nos candidatos que bem entender, mas não tem nenhuma autoridade para questionar as escolhas dos brasileiros. Todas as instituições brasileiras que possuem legitimidade para fiscalizar as eleições produziram relatórios e registraram que não houve absolutamente nenhuma fraude no processo eleitoral.

Aliás, os vereadores de Cacoal deveriam ter vergonha de reclamar de relatórios, porque a Câmara de Cacoal até hoje não apresentou o relatório sobre os desvios de combustíveis na administração municipal. Em seu discurso vazio, o vereador também afirmou que os tribunais superiores foram tendenciosos e que a disputa foi desleal. Desleais são os vereadores que praticam, todos os meses, a farra de diária, sem que haja nenhuma finalidade pública. Desleais são os vereadores que nunca fizeram nada para resolver a situação das casinhas do Vale Verde. Desleais são os vereadores que não tiveram coragem de investigar os desvios de combustíveis no município. Desleal é qualquer político que questiona as urnas eletrônicas, tendo sido eleito pelo mesmo sistema. Se a eleição de Lula é uma fraude, a eleição de todos os deputados, senadores e governadores eleitos no país também é uma fraude. Por que o vereador Romeu não pede a cassação do diploma de todos os candidatos eleitos em Rondônia, pelas mesmas urnas que elegeram Lula?  Talvez seja mais conveniente o vereador Romeu continuar fazendo aqueles discursos sobre a plantação de Cacau, porque ele não tem as informações necessárias para questionar as leis brasileiras. Desleal é o ex-juiz Sérgio Moro, que negociou um cargo de ministro, para tirar Lula da eleição de 2018…

Uma prova clara de que as urnas são invioláveis a manobras é que um dos vereadores que questiona a eleição de Lula contratou o ex-deputado Cleiton Roque como cabo eleitoral, pagou a ele 3.500,00 reais e teve 54 votos em Pimenta Bueno. Lula foi eleito, porque 60 milhões de brasileiros votaram nele. Bolsonaro não foi eleito, porque teve 58 milhões de votos. Aliás, o candidato derrotado nas urnas teve uma votação espetacular e seus eleitores merecem respeito. O problema é que muitos vereadores ainda não perceberam que 60 é maior que 58. Isso é Matemática… E foi a mesma Matemática que elegeu, legitimamente, os vereadores e o prefeito de Cacoal. Todos os vereadores que desejarem podem fazer oposição ao governo Lula, mas duvido que façam isso, porque eles não têm capacidade nem para fazer oposição aos desvios de combustíveis em Cacoal. Eu até compreendo o ódio que os vereadores de Cacoal sentem contra Lula, mas essa cantilena infundada contra o sistema eleitoral é coisa de derrotado. E todos os vereadores que fazem discursos contra o sistema eleitoral deveriam se recusar a disputar eleições, mas duvido que tenham hombridade para isso. Quanto aos generais que bradam contra a democracia, se fossem candidatos, não seriam eleitos nem para vereador em Nossa Urbe Obediana… Tenho dito!!!!

 

FRANCISCO XAVIER GOMES

Professor da Rede Estadual e Jornalista

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles