4.6 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 19, 2024

Buy now

spot_img

Coluna Boca Maldita – ENTÃO, É NATAL!

ENTÃO, É NATAL!

Hoje é um dia muito especial para todas as pessoas que se voltam para as comemorações do nascimento de Jesus Cristo. É Natal! Este momento é voltado para exaltar a fraternidade, a solidariedade e a fé. Em Cacoal, o clima de Natal parece já ter contagiado grande parte da população. Há muitas pessoas nas ruas, nas lojas e em todos os lugares se preparando para as comemorações. Esta noite haverá troca de presentes, ceias, jantares e diversos outros eventos em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo. A coluna deseja que todos tenham muita paz e harmonia e que estejamos juntos no Ano Novo, em busca de dias melhores para nossa cidade e a população. O Natal é comemorado em muitos países do mundo e representa uma das principais tradições das religiões cristãs. Infelizmente, os grandes conflitos sociais provocaram um desgaste até mesmo em datas como esta, mas a grande maioria das pessoas ainda mantém todas as tradições natalinas.

AUMENTO SALARIAL

Os novos deputados estaduais de Rondônia e também os deputados reeleitos certamente terão um Natal de comemorações. Cerca de 10 dias atrás, a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nova lei e aumentou o salário do governador, secretários e outras autoridades. Este aumento vai funcionar como uma cascata e todos os poderes serão beneficiados. Deputados estaduais, membros do Poder Judiciário, Ministério Público e outras instituições estão incluídas nos percentuais. Esta semana muitas pessoas em Rondônia foram às redes sociais e fizeram inúmeras críticas ao Congresso Nacional, em função do aumento salarial de ministros, deputados federais e senadores. Em nosso estado, os percentuais são basicamente os mesmos, mas as pessoas não se manifestaram. Aliás, os rondonienses adotaram essa estranha mania de fazer duras críticas contra a política nacional e até as relações internacionais do Brasil, mas raramente falam dos problemas dos nossos políticos, que são muitos e acontecem na mesma proporção do país.

ACUSAÇÕES LEVIANAS

O vereador Ezequiel Câmara, popularmente conhecido como Minduim, resolveu deixar de lado os conflitos ocorridos na Câmara Municipal de Cacoal e decidiu usar a tribuna da Casa de Leis, na última sessão ordinária deste ano, atacar todos os futuros ministros já anunciados pelo presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva e que farão parte do primeiro escalão a partir do dia 1º de janeiro. Segundo o vereador, todos os nomes escolhidos por Lula são pessoas sem nenhuma qualificação moral e todos corruptos. Amendoim declarou que estava à disposição para que alguém indicasse a ele ao menos um nome dos novos ministros que não seja envolvido em corrupção. O vereador Ezequiel Câmara não tem esse perfil de fazer agressões gratuitas contra as pessoas nem mesmo de Cacoal. É muito estranho que ele tenha adotado essa conduta exatamente sobre muitas pessoas que certamente ele nunca tinha ouvido falar, antes de serem anunciadas para ocupar cargos de ministros. Lula  não foi o presidente eleito  pela maioria dos rondonienses, mas talvez tenhamos que dar uma chance para os profissionais que ele tem escolhido para compor sua equipe. Muitos currículos são admiráveis até. Mas em pleno clima de Natal e sabendo que a Câmara de Cacoal não é nenhum exemplo de perfeição, o vereador Minduim talvez perdeu uma oportunidade de ficar calado. Talvez fosse mais coerente ele cobrar dos seus colegas o relatório sobre os desvios de combustíveis em diversas secretarias municipais.

LEGISLATIVO MUNICIPAL 

A Câmara Municipal de Cacoal realizou, no dia 20 de dezembro a última sessão ordinária de 2022. Na ocasião, diversos projetos de interesse da população foram aprovados, entre eles projetos relacionados com a saúde e educação. No mesmo dia, os vereadores realizaram a eleição para a nova Mesa Diretora da CMC e, para o bem ou para o mal, o vereador Valdomiro Corá foi eleito o novo presidente para os próximos dois anos. Durante a votação, os vereadores que faziam parte da chapa encabeçada pelo vereador Romeu Moreira decidiram que não participariam da votação e foram seguidos pelos vereadores Zivan Almeida e Paulinho do Cinema. Estes vereadores se recusam a concordar que Corazinho seja a melhor opção para presidir a Casa de Leis cacoalense e, pelo que tudo indica, grande parte da sociedade e entidades de classe parecem concordar com eles. Digamos que Valdomiro Corá não tenha tido boas experiências passadas e não conta com muita simpatia.

NOVO ORÇAMENTO

Um dia depois da eleição da Mesa Diretora, os vereadores participaram de uma sessão extraordinária cuja finalidade foi deliberar sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2023. A LOA é a norma que apresenta os detalhamentos sobre as possibilidades de arrecadação de recursos e sobre as previsões orçamentárias em geral, incluindo-se as previsões para novos investimentos no município. Para o próximo ano, o orçamento de Cacoal tem previsão de aproximadamente 380 milhões de reais. Este número significa uma estimativa de quase 90 milhões a mais em relação ao ano anterior. É necessário esclarecer que a Lei Orçamentária Anual trata das previsões de arrecadação e investimentos. Por esta razão, existe a possibilidade de haver alterações nos números apresentados. Uma forma de alteração no orçamento é a possível inclusão de recursos provenientes de emendas de deputados estaduais, federais ou senadores, ou de recursos para a criação de eventuais programas sociais. Há ainda a possibilidade de haver aumento ou diminuição de arrecadação. Claro que todos torcem para que as alterações sejam sempre positivas.

FÉRIAS PARA O PREFEITO. CORÁ, PREFEITO!

O prefeito Adailton Fúria deve sair de férias por alguns dias durante os festejos de fim de ano e após a virada. Como ele pretendia ficar fora do município por um período superior a 15 dias, encaminhou à Câmara de Cacoal um pedido de autorização para deixar o município. Mesmo que já esteja em período de recesso, os vereadores podem se reunir em sessão extraordinária e deliberar sobre a solicitação do prefeito. Em geral, esse tipo de solicitação tem a aprovação de todos os vereadores, visto que não há nada de errado no fato de o prefeito da cidade sair de férias. Considerando que o vice-prefeito, Cássio Gois, assume o mandato de deputado nos próximos dias, o vereador Valdomiro Corá deverá assumir o comando da prefeitura durante o período em que o prefeito estiver de férias. Neste curto espaço de tempo em que o prefeito Adailton Fúria ficará de férias, dificilmente o prefeito interino fará alguma mudança no quadro de secretários e assessores da Administração Municipal, mas já existe precedente. Em determinada ocasião em que o ex-prefeito Franco Vialeto viajou de férias, seu vice-prefeito Marcon exonerou a chefe de gabinete da época. Padre Franco precisou cancelar uns dias de férias e voltou da Itária para reconduzir sua chefe de gabinete. Quem lembra?

PRESIDENTE DO SAAE

Ao que tudo indica o presidente da Autarquia de Águas e Esgotos de Cacoal, Thiago Tezzari, deixará o cargo nos próximos dias. Ainda não existe nenhum nome citado para ser o substituto de Tezzari, mas há especulações indicando que o prefeito poderia nomear sua esposa para o cargo. A informação, porém, não foi confirmada, mas é certo que o atual presidente deixará o cargo. Sob o comando de Thiago Teazzari, o SAAE teve excelentes avanços em relação à instalação de novos equipamentos e serviços visando melhorar a distribuição de água na cidade, principalmente em bairros mais distantes da região central do município. Existe também a previsão de nova licitação para a aquisição de novos equipamentos, entre eles uma Estação de Tratamento de Água. Por várias vezes, o prefeito de Cacoal, Adailton fúria foi pressionado por dois de seus eleitores, que são servidores do SAAE, a demitir o atual presidente, mas Thiago seguiu no cargo. Entretanto, parece que ele deixará o cargo insatisfeito exatamente pela falta de posição clara do prefeito sobre essas pressões. Os servidores que exigiam a saída do presidente não possuem qualificações para assumir o cargo, mas não aceitavam o chefe. Thiago Tezzari é considerado por todos os vereadores e pelo próprio prefeito como o mais habilidoso entre os assessores do primeiro escalão da Administração Municipal.

CENSO DO IBGE

Esta semana, o Coordenador Estadual do Censo do IBGE, Fábio Souza, esteve em Cacoal e diversos outros municípios da região. Nossa coluna entrou em contato com ele para saber sobre o andamento do Censo do IBGE 2022. O coordenador informou que cerca de 90% dos dados já foram colhidos, mas que ainda não há números finais sobre o município de Cacoal. Fábio Souza não entrou em detalhes sobre os números colhidos pelos recenseadores do IBGE em Cacoal, porém existem informações que circulam entre os próprios recenseadores indicando que os números não são nada satisfatórios. Algumas dessas informações indicam que o número de habitantes de Cacoal pode ficar bem abaixo daquilo que diversos políticos do município divulgaram antes do censo. Em várias ocasiões, o prefeito de Cacoal e vereadores da base do prefeito declararam que a população de Cacoal era superior a 120 mil habitantes. Conforme algumas informações preliminares que chegaram à coluna, é possível que o número de habitantes não chegue sequer aos 86 mil que constam atualmente no portal do IBGE.

RATEIO DO FUNDEB

Os trabalhadores da rede estadual de educação passaram alguns meses sonhando com os repasses do rateio do FUNDEB, imaginando que teriam um Natal mais gordo este ano. Durante a campanha eleitoral, o governador Marcos Rocha declarou que haveria o benefício este ano novamente, como aconteceu em 2021. Na realidade, muitas pessoas que atuam no setor de educação estadual entraram de cabeça na campanha do coronel, esperando que as promessas de campanhas fossem cumpridas ainda este mês. Entretanto, até este momento, o Governo de Rondônia não se manifestou sobre o assunto e alguns profissionais já reclaman. Esta semana, os servidores receberam os salários do mês de dezembro, mas nenhuma informação sobre o rateio foi passada pela SEDUC. Para que o benefício fosse concedido, seria necessário que a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovasse a medida, o que não aconteceu até esta data. Os servidores seguem na esperança de que o rateio seja concedido no início do novo ano, mas muitos entendem que o silêncio do governo aponta para um desfecho que certamente não será dos mais agradáveis para os trabalhadores da educação.

PARA REFLETIR
Que Deus abençoe e encha de paz todos os corações. Feliz Natal!

 

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles