As especializações dos produtores frente as novidades passaram a ser uma necessidade e isso vem transformando a atividade e a vida dos produtores.
Já foi o tempo em que a tecnologia e campo eram palavras que não caminhavam lado a lado. Hoje uma das classes que mais buscam novidades tecnológicas são os produtores rurais. O trabalho realizado em campo está cada vez mais tecnificado com os avanços oferecidos no mercado. As especializações dos produtores frente as novidades passaram a ser uma necessidade e isso vem transformando a atividade e a vida dos produtores.
O Senar Rondônia, que se dedica a promover capacitações em diversas áreas para os produtores, levou o Curso de Operação de Aeronave Remotamente Pilotada /RPA/Drone e Drones como tecnologia de precisão no agronegócio, com o objetivo de ensinar as aplicabilidades do Drone no agronegócio, suas legislações, técnicas de pilotagem e o processamento das imagens. A metodologia adotada foi desenvolvida foco no produtor para a utilização dos Drones em diversas modalidades atendendo as necessidades.
No ano de 2022 o Senar Rondônia, por meio do Departamento Técnico, promoveu 141 cursos de Drone em todo os 52 municípios do nosso Estado, capacitando 1615 produtores. A previsão para o ano de 2023 é alcançar mais municípios, atendendo um maior número de produtores.
Os cursos são promovidos em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais e entidades parceiras, o objetivo é expandir a tecnologia em campo e apresentar as potencialidades do Drone, nas diversas cadeias do agronegócio. Para o Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia, Hélio Dias, a tecnificação tem sido um diferencial para a agricultura e pecuária no nosso Estado.
“O trabalho desenvolvido pelo Senar com a sua grade de cursos de capacitação profissional rural impacta no aumento da produtividade, na melhoria da qualidade de vida e aumento da renda, as inovações ajudam a aperfeiçoar as atividades, deixando os produtores mais seguros em campo.”