1.6 C
Nova Iorque
sexta-feira, dezembro 20, 2024

Buy now

spot_img

O DIA 3 DE FEVEREIRO NA HISTÓRIA

Por Lúcio Albuquerque
Zap – 69 99910-8325

 

3.2.23- BOM DIA!

 

RONDÔNIA

1981 – O presidente seccional da OAB, Arquilau de Paula, denuncia: A falta de uma Justiça que funcione é um dos grandes problemas que o Território enfrenta.

1982 – Onze mortos, um deles civil, na explosão do quartel da Polícia Militar em Cacoal, causada por um curto-circuito no paiol.

1921 – Mais de uma centena de empresários e profissionais liberais apoiam a criação do Patronato Infantil, para atender menores carentes.

COMEMORA-SE
Dia da Navegação no Rio São Francisco. O dia em que a música morreu (ver na coluna “Mundo”).

Católicos celebram São Brás.

BRASIL
1978 — Morre Otto Maria Carpeaux, o grande nome da crítica literária brasileira. (n. 1900).

MUNDO
1468 – Morre Johannes Gutenberg, inventor da prensa móvel (n. 1.396).

1959 – Queda de avião mata os membros da banda “The Big Bopper”: Buddy Holly, Ritchie Valens e The Big Bopper.

1968 – A sonda espacial Luna, da União Soviética, é a 1ª a pousar e fazer fotos da superfície da Lua.

 

FOTO DO DIA

 

Onde você estava às 5h30, há 41 anos, dia 3 de fevereiro de 1982?. Quem estava em Cacoal lembra: caía uma chuva fina, com muito vento. A vida começava para Cacoal e seus 13 mil habitantes.
Em Rondônia o Estado fora instalado há menos de um mês depois de 38 anos e meses como Território Federal. Como município Cacoal tinha 4 anos e pouco.
O prefeito era o engenheiro Clodoaldo Nunes de Almeida, filho de um dos fundadores da localidade e, para urbanizar a cidade, implantava o calçamento em pedras. Os explosivos usados eram armazenadas no quartel.
Foi quando se ouviu uma imensa explosão – até em Pimenta Bueno, a 40 KM. Em frente ao Cacoal Palace uma pessoa passou gritando “O quartel explodiu”.
O capitão Teixeira voltara de férias naquela noite, dormira em casa de amigos e momentos antes, chegara ao quartel. O civil Zedequias Ferreira Domiciano casara no sábado anterior e ia para seu trabalho numa serraria.
Zedequias, o capitão Teixeira e mais nove policiais-militares morreram na explosão. A maior tragédia já ocorrida em Rondônia – a foto é da edição do dia 4, do jornal Tribuna Popular.
Para saber mais acesse https://demo.conesulnoticias.com.br/tragedia-em-cacoal-completa-40-anos-jornalista-everaldo-fogaca-relembra-os-fatos/

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles