6.6 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 19, 2024

Buy now

spot_img

Por que Lula desistiu do ‘Aerolula’ e usou jato da FAB para ir aos EUA

Aeronave oficial da Presidência da República foi comprada em 2004

O KC-30, adquirido por Bolsonaro no ano passado, foi usado por Lula e sua comitiva para viajar aos Estados Unidos | Foto: Divulgação

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou de lado o “Aerolula”, um Airbus A319 CJ, comprado no primeiro mandato do atual presidente , em 2004, para servir exclusivamente à Presidência da República. Ele preferiu viajar aos Estados Unidos a bordo do avião KC-30, um Airbus A330-200.

avião militar foi adquirido recentemente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e incorporado à Força Aérea Brasileira (FAB) no ano passado. O KC-30 é o maior avião já operado pela FAB. Foram dois modelos comprados, da Azul Linhas Aéreas, por US$ 80 milhões (cerca de R$ 410 milhões), e que serão transformados para versão militar por completo, tornando-se aeronaves de uso múltiplo, transporte e reabastecimento em voo.

Segundo oficiais da FAB, ouvidos pelo jornal Estado de S.Paulo, a principal aeronave presidencial não estava disponível porque passa por “inspeção de rotina”. Cabe à Presidência requisitar os aviões à FAB, mas assessoria de Lula disse que o revezamento e as agendas de manutenção são decididos pelos militares.

O KC-30 não tem a configuração típica dos aviões destinados a autoridades do governo, cuja frota é do Grupo de Transporte Especial (GTE). Nele, são 30 assentos-cama na classe executiva e 222 poltronas na econômica, a mesma disposição de quando operava voos de carreira.

O KC-30 tem autonomia de 14 mil quilômetros (quase o dobro do avião presidencial), mais do que suficiente para fazer o trajeto direto entre Brasília e Washington, sem necessidade de paradas técnicas para reabastecimento. (Revista Oeste)

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles